Entidades repudiam ataques do comandante do Baep ao Diário

Entidades repudiam ataques do comandante do Baep ao Diário
Tenente-coronel José Thomaz da Costa Júnior na Câmara Municipal (Reprodução/TV Câmara)

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) manifestaram repúdio aos ataques ao jornal Diário da Região feitos pelo tenente-coronel José Thomaz da Costa Júnior, comandante do 9º Batalhão de Operações Especiais (Baep), da Polícia Militar, durante fala na Câmara Municipal de Rio Preto, no último dia 22.

O comandante proferiu ataques ao jornal e à reportagem que mostra um vídeo publicado nas redes sociais do 9º Baep, em que uma cruz é incendiada. As imagens, captadas na sede da unidade militar, foram publicadas no dia 15 de abril. O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) denunciou o vídeo à Organização das Nações Unidas (ONU), alegando que as imagens "remetem a rituais de grupos supremacistas, como a Ku Klux Klan (KKK)" e representam "total desrespeito à lei e aos direitos humanos". O caso, que ganhou repercussão nacional, está sendo apurado pelo Ministério Público de Rio Preto e pela própria Corregedoria da Polícia Militar.

As falas do comandante foram durante o uso da tribuna livre, na sessão do dia 22 de abril. "Aqui manifesto meu repúdio pelo Jornal Diário da Região. Eu repudio pela irresponsável repórter que eles colocam no seu quadro de colunistas e irão pagar por isso", disse.

Ele ainda completou: "Não podemos aceitar silente e passivamente ataques dessa natureza. Não vamos aceitar isso", disse o tenente-coronel.

Repúdio

Em nota de repúdio, a Fenaj e o sindicato afirmaram que a fala do policial se trata de um fato gravíssimo e que merece atenção especial das autoridades. "Não é admissível tal comportamento de um oficial superior da Polícia Militar, comandante de batalhão: agredir verbalmente uma repórter e um jornal apenas porque exercitaram corretamente o jornalismo", disse.

"A Ditadura Militar já acabou! A hostilidade contra jornais e jornalistas precisa cessar, é intolerável por ser, claramente, uma tentativa de cercear o livre exercício do jornalismo", finaliza em nota.

Na Câmara de Rio Preto, o vereador João Paulo Rillo (Psol) protocolou moção de apoio e solidariedade ao Diário da Região e aos jornalistas. A iniciativa será votada na sessão desta terça-feira, 29.

A deputada estadual Beth Sahão (PT) manifestou solidariedade aos jornalistas que trouxeram a público o caso envolvendo o 9º Baep. A parlamentar criticou ainda a postura do tenente-coronel. No entendimento de Beth Sahão, a atitude do oficial pode ser entendida como uma tentativa de coação ao exercício jornalístico.