Fogo e fumaça colocam motoristas em risco na Washington Luís, em Rio Preto

Fogo e fumaça colocam motoristas em risco na Washington Luís, em Rio Preto
Com fogo em barranco, fumaça invadiu o campo de visão de motoristas (Guilherme Baffi 12/8/2024)

Cinco focos de incêndio em vegetação às margens da rodovia Washington Luís foram registrados nesta segunda-feira, 12, no trecho urbano de Rio Preto. A fumaça chegou a escurecer a visão na pista, o que dificultou a visão dos motoristas, mas nenhum acidente foi registrado.

 

As queimadas são monitoradas pelo Centro de Controle de Operações (CCO), ao qual estão integradas 443 câmeras capazes de captar qualquer intercorrência. As ocorrências são atendidas por três caminhões-pipa, além de viaturas de Inspeção de Tráfego e guinchos com abafadores, capazes de auxiliar no controle de focos menores.

“Os usuários devem fechar os vidros do veículo, trafegar com farol baixo aceso, não se aproximar do incêndio, jamais parar na faixa de rolamento, manter distância segura do veículo à frente, evitar frear bruscamente, não ligar o pisca-alerta quando em movimento, respeitar os limites de velocidade e, se necessário, procurar um lugar seguro para parar, caso a fumaça seja muito densa”, explica Rodrigo de Oliveira Silva, coordenador de Tráfego da EcoNoroeste.