Homem é morto em confronto com o Baep em sítio na região de Rio Preto

Uma operação da Polícia Civil e da Polícia Militar, realizada ao longo desta quinta-feira, 2, resultou na prisão em flagrante de três pessoas investigadas por roubos à mão armada praticados na região de Rio Preto. A ação ainda resultou na morte de um dos autores, durante confronto com o Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep).
A operação, que mobilizou mais de 60 policiais civis e militares, recuperou joias avaliadas em cerca de R$ 100 mil e de quatro veículos roubados, todos restituídos às vítimas.
As investigações apontaram que os criminosos são da cidade de Itanhaém, no litoral paulista, e que, conforme apurado pela polícia, vieram ao interior do Estado para cometer crimes patrimoniais.
Entre quarta-feira, 1º de outubro, e quinta-feira, 2, o grupo praticou ao menos cinco roubos com uso de arma de fogo, roubando um Chevrolet Onix, uma caminhonete, uma motocicleta, um Toyota Yaris e diversos itens pessoais das vítimas.
Buscas
Na manhã de quinta, por volta das 10h30, um dos crimes foi registrado no município de Santana da Ponte Pensa, quando dois homens, utilizando uma motocicleta com placas adulteradas, abordaram uma mulher e, ameaçando com armas de fogo, roubaram seu veículo Toyota Yaris. A Polícia Militar (PM) foi acionada e iniciou perseguição com apoio do helicóptero Águia de Rio Preto, de viaturas territoriais e de equipes do Baep.
A partir da troca de informações entre policiais civis e militares, foi possível identificar que os autores estavam utilizando uma chácara localizada em uma área rural entre Três Fronteiras e Santana da Ponte Pensa como base de apoio e local de ocultação dos bens roubados.
Durante as buscas, um dos suspeitos, de iniciais B.F.S.A.A.V., foi preso em flagrante. Ele teria confessado participação nos crimes e indicado o local onde estavam escondidos objetos de outros roubos, além de identificar um dos comparsas, de iniciais V.L.S.
No local, os policiais apreenderam joias, roupas, um simulacro de arma de fogo e a motocicleta usada no crime. A chácara havia sido alugada por um rapaz, com intermediação de outro, e era utilizada como ponto central de apoio do grupo, onde os produtos roubados vinham sendo armazenados.
Confronto
Na quinta-feira, equipes da Polícia Civil e da PM de diversas cidades da região se dividiram em diferentes frentes de trabalho para localizar os autores. A mobilização policial foi mantida também no período noturno.
Por volta das 20h30, enquanto ainda era concluída a formalização da prisão em flagrante de B.F.S.A.A.V., dois dos criminosos retornaram ao imóvel com o objetivo de recuperar os bens roubados. No momento da abordagem, um deles reagiu com disparos de arma de fogo contra os policiais e acabou sendo alvejado. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. O outro foi preso no local.
Um terceiro integrante do grupo foi preso por receptação. Ao todo, três pessoas foram presas em flagrante. As investigações confirmaram que o grupo é responsável por cinco roubos, com foco em veículos e bens de valor.
As investigações continuam para verificar se há outros envolvidos nos crimes.
*Estagiário sob supervisão de Bruno Ferro