Novo secretário de Cultura diz que FIT está confirmado este ano em Rio Preto
Após 28 anos integrando a Banda Regimental de Música do CPI-5, da Polícia Militar, o Sargento Robson Nilson Vicente tomou posse, na manhã desta segunda-feira, 13, como secretário de Cultura de Rio Preto.
Entre os principais tópicos, em seu discurso, o novo secretário fala em seguir o calendário cultural proposto para este ano. “Posso dizer, com clareza, que o calendário do ano cultural - que já foi elaborado - iremos cumprir todos os deveres. Porém, com uma reformulação e roupagem nova e com acréscimo de mais cultura para o nosso povo”, afirmou Robson.
Segundo o novo secretário, a posse marca o início de um novo tempo para a cultura de Rio Preto. “Surgiu, inclusive, uma falsa notícia nas eleições passadas que o nosso prefeito iria acabar com a cultura de nossa cidade. Ledo engano, porque aqui estamos mais fortes do que nunca”, disse.
“O nosso trabalho será em busca de levar a dança, a música, a literatura, o teatro, o cinema, as artes visuais e digitais, as artes plásticas, o artesanato, o folclore em todas as dez regiões de Rio Preto, mas também dar voz, vez e palco àqueles que estão nos bairros mais distantes, nas comunidades, por toda a cidade, ou seja, será uma gestão descentralizada e voltada não somente para uma classe e artística, mas para todo segmento de artes e cultura”, completou Robson.
FIT
O novo secretário confirma que o Festival Internacional de Teatro (FIT) está confirmado. "O FIT vai acontecer, podem ficar tranquilos. Nós vamos colocar, talvez, algum parâmetro para que a gente possa utilizar muito mais os artistas da nossa cidade. Além da descentralização, a ideia é a valorização dos artistas da nossa cidade”, comentou.
O prefeito Fábio Candido (PL) afirmou que buscará até ampliar a parceria com o Sesc, seja para o FIT quanto para outras ações da Cultura em Rio Preto.
“A ideia é mantermos e ampliar outras parcerias com o Sesc. Já estive conversando preliminarmente sobre as possibilidades de integrar, cada vez mais, o Sesc nessas parcerias com a cultura. É um movimento ganha-ganha; ganha a população, ganha o Sesc, ganha a Prefeitura de Rio Preto e a Cultura. Portanto, nós vamos fomentar cada vez mais essas parcerias. Inclusive, com a iniciativa privada. Eu nunca escondi de ninguém, sou liberal no termo econômico na expressão da palavra e as parcerias vão ser muito incentivadas para que a gente possa suplementar a questão da escassez de recurso orçamentário com investimentos privados”, afirmou o prefeito.