Prefeitura de Rio Preto define esquema de segurança no Carnaval

Prefeitura de Rio Preto define esquema de segurança no Carnaval
Reunião contou com representantes da GCM, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, além de secretarias municipais (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)

A Secretaria Municipal de Segurança Pública iniciou a preparação do esquema para o Carnaval 2025 em Rio Preto. Serão nove dias de desfiles dos blocos, com início em 22 de fevereiro e encerramento em 9 de março, reunindo um público estimado em 43,1 mil foliões.

As primeiras reuniões ocorreram entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, representantes das secretarias municipais e organizadores dos blocos para discutir a padronização das normas de segurança durante todos os dias de desfile pelas ruas de Rio Preto.

"Faremos a segurança externa dos blocos, mas todos os organizadores se comprometeram a contratar seguranças particulares. Além disso, será proibida a entrada de frascos de vidro com bebidas, até porque a comercialização já acontece internamente nos blocos", explica Márcio Martino, subcomandante da Guarda.

Programação

A sequência de desfiles começa em 22 de fevereiro com o Bloco Toca da Carlota, no distrito de Engenheiro Schmitt. No dia seguinte, será a vez do Rio Preto Folia, no Jardim Vivendas. Já nos dias 28 e 29 de fevereiro e 1º de março (sexta, sábado e domingo de Carnaval), acontece o desfile do Bloco da Capivara, na rua XV de Novembro.

Entre os dias 1º e 4 de março, desfilam os blocos do Saci, do Maquininha, do Império do Sol e do Vasco. Este último é o maior, com previsão de atrair 20 mil foliões.

Segurança

Para evitar conflitos entre foliões do Bloco do Vasco e os moradores do bairro Boa Vista, ficou definido, após reunião, que a entrada de veículos será proibida durante os eventos carnavalescos.

Nos últimos dois anos, a Polícia Militar precisou usar bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar jovens que permaneciam até a madrugada ouvindo funk em volume alto, após o encerramento do bloco. Os moradores chegaram a fazer um abaixo-assinado contra a concessão de alvará para a festa.

A Polícia Militar também pretende anunciar como será o reforço no patrulhamento durante o Carnaval de Rio Preto. Além disso, o juiz da Vara da Infância e da Juventude, Evandro Pelarin, destacou a necessidade de que os blocos adotem medidas para evitar o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos.

Clique aqui para ver os horários https://drive.google.com/file/d/1yOiivg3E2DUEHPZPGCOLNtguNhLXS9fQ/view?usp=sharing