Projeto obriga oração do Pai Nosso nas escolas públicas e privadas de Rio Preto

Projeto obriga oração do Pai Nosso nas escolas públicas e privadas de Rio Preto
Luciano Julião (PL), presidente da Câmara (Divulgação/Câmara de Rio Preto)

O presidente da Câmara de Rio Preto, Luciano Julião (PL), protocolou nesta quarta-feira, 12, projeto de lei que institui a obrigação da realização de “Oração Universal do Pai Nosso” em todas as escolas públicas e privadas no município. A oração deve ocorrer ao menos uma vez por semana durante o ano letivo.

Segundo a proposta, a oração deverá ser realizada em horário e dia previamente definido pela instituição de ensino, respeitando a rotina escolar.

O aluno que não desejar participar da oração poderá ser dispensado do ato e permanecer na respectiva sala de aula. O projeto ainda determina que neste caso deve ser apresentado à direção “declaração assinada pelos responsáveis manifestando sua opção de não participação, eximindo-o da obrigação”.

Esta declaração deve ser apresentada na escola no primeiro mês letivo de cada ano. O projeto não prevê multa para as instituições em caso de descumprimento.

"Estudos apontam que momentos de oração e meditação podem reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo o bem-estar emocional dos alunos, aspecto que é cada vez mais relevante no ambiente escolar contemporâneo", escreveu o vereador na justificativa do projeto.