Rio Preto inicia testes do Tele UPA para desafogar atendimento nas unidades de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde implantou em Rio Preto, ainda em fase de testes, um serviço de telemedicina para atendimento de urgências e emergências, o Tele UPA, em que médicos plantonistas realizam chamadas de vídeo para avaliar pacientes que procuram socorro em uma das cinco Unidades de Pronto Atendimento da cidade.
A medida seria uma estratégia para desafogar o atendimento nas unidades de saúde, que enfrentam superlotação, especialmente em períodos de epidemia de dengue e circulação do vírus sincicial respiratório.
Apesar de já estar em funcionamento, o serviço não foi divulgado oficialmente pela Prefeitura. A reportagem do Diário tomou conhecimento da ferramenta durante uma visita à UPA Santo Antônio. Ao solicitar atendimento na recepção, os pacientes recebiam um pequeno folheto com um QR Code que dá acesso ao link app.doctacare.com.
Como funciona
Para fazer login no sistema, basta preencher o número do CPF e a data de nascimento. Em seguida, surge uma tela em que o usuário responde se já possui alguma doença pré-diagnosticada, se toma algum medicamento e se tem alguma alergia. Preenchido os campos, o sistema passa para a próxima tela onde o paciente seleciona os sintomas que apresenta, como febre, tosse, manchas e dores.
Em seguida, ele entra em uma fila de espera para chamada de vídeo com um médico. O serviço difere da telemedicina já implantada pela Secretaria de Saúde porque, na Tele UPA, o munícipe é atendido imediatamente. Já na telemedicina, ele liga em um número de 0800 e agenda a consulta.
Enquanto o atendimento de telemedicina pode ser feito até 22h, na Tele UPA o paciente pode acionar o serviço até meia-noite. Após a consulta em videochamada, o médico pode emitir atestado de afastamento e até receita de medicamentos.
Ponderações
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, o médico Rodrigo Ramalho afirmou que não tomou conhecimento da ferramenta. “Considerando que grande parte dos pacientes que buscam atendimento nas UPAs são classificados como ‘verde’, ou seja, com o menor grau de urgência e menor risco de piorar nas próximas horas, a Tele UPA pode ser uma medida extremamente positiva para evitar a demora no atendimento”, diz.
Ramalho, no entanto, pondera sobre a falta de informações. “Precisamos saber em que termos ocorrerá esse contrato. Sai mais barato que contratar dois médicos ou colocar mais médicos em horários de pico nas UPAs? Isso precisa ser considerado”.
A reportagem solicitou informações à Secretaria de Saúde sobre o valor do contrato com a empresa Docta Care e por quanto tempo se dará a fase de teste do Tele UPA, mas não obteve retorno. Também não foram localizadas licitações ou pregões eletrônicos relativos ao serviço terceirizado de telemedicina.