Saída do OBA Festival provoca perda milionária para Rio Preto

Saída do OBA Festival provoca perda milionária para Rio Preto
OBA Festival, que anunciou seu retorno para Votuporanga (Divulgação)

Com a perda do OBA Festival, que anunciou seu retorno para Votuporanga nesta quinta-feira, 11, Rio Preto pode perder boa parte dos R$ 215,9 milhões movimentados na economia local ao longo dos quatro dias de festa em 2026.

Segundo a Prefeitura de Rio Preto, o impacto da festa na cidade foi de R$ 142,8 milhões em 2024 e apresentou um aumento de 51,1% em 2025. O levantamento foi feito pela Secretaria de Desenvolvimento e Negócios de Turismo.

Segundo o estudo, o evento respondeu sozinho por R$ 77,1 milhões do montante. O setor mais afetado será o de festas e restaurantes, que teve arrecadação de R$ 88 milhões no período. Os hotéis, arrecadação de R$ 70 milhões. O setor de bares arrecadou R$ 25 milhões e as vendas de enfeites e apetrechos ficou em R$ 8,5 milhões.

Segundo o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São José do Rio Preto e Região (Sinhores), Paulo Roberto Silva, a saída do OBA Festival de Rio Preto e o retorno a Votuporanga representa “uma grande perda econômica para o nosso setor”.

“O evento foi muito bem recebido por aqui e movimentou expressivamente hotéis, bares, restaurantes e toda a cadeia de serviços da cidade. Agora fica uma lacuna a ser preenchida, e é justamente aí que surge a oportunidade para empresários da área. A cidade já provou que sabe entregar grandes experiências com boa resposta do público”, diz.

Ele ainda afirma que a presença do festival em Rio Preto mostrou que a cidade tem capacidade para receber grandes eventos. “Temos infraestrutura, capacidade de acolher com conforto e uma enorme diversidade em entretenimento”, afirmou.

O presidente da Acirp, Jean Daher, disse que os eventos como o OBA funcionam como “como motores temporários de alto impacto para o ecossistema local”, ao ampliar o fluxo de visitantes, estendendo a permanência média e ativando uma cadeia extensa de bens e serviços.

“Restaurantes e bares, meios de hospedagem, transporte, comércio de conveniência, empresas de sonorização e iluminação, segurança, limpeza, produção cultural e comunicação, entre outras, compõem um circuito de compras e contratações que se espalha pela cidade e alcança sobretudo micro e pequenos negócios”

Segundo ele, é necessário pensar em uma agenda que potencialize o que já existe, amplie oportunidades para fornecedores locais “e mantenha acesa a vitalidade econômica típica da temporada carnavalesca, com iniciativas capazes de atrair público, gerar negócios e preservar a competitividade regional. O interior paulista se fortalece quando seus municípios atuam de forma colaborativa para captar, organizar e entregar grandes experiências.”

BONS ARES

A Biomagistral Farmacêutica também participou da Expo Franquicias Argentina 2025, mas como expositora. Com um estande próprio, a Biomagistral apresentou seu modelo de negócio e a experiência consolidada em manipulação farmacêutica, saúde e bem-estar, o que, segundo a empresa, integram uma estratégia de expansão internacional. A empresa já anunciou a abertura de sua franquia na Argentina, em Eldorado, na província de Misiones. “Estar na Expo Franquicias é uma oportunidade de mostrar a força e a credibilidade da Biomagistral a novos mercados. Estamos muito felizes em iniciar nossa expansão internacional pela Argentina, um país vizinho e estratégico, que abre portas para consolidar a nossa rede em toda a América Latina”, afirma Myrcieli Marconatto, diretora da Biomagistral Farmacêutica. No Brasil, a Biomagistral já soma mais de 270 unidades distribuídas em todos os Estados. Além disso, o processo de expansão além das fronteiras já está em andamento. “Temos várias negociações em curso e, em breve, poderemos anunciar novas franquias fora do Brasil”, destaca Myrcieli.

DESBRAVAMENTO

A franquia Bella Capri Pizzaria inaugurou nesta semana, em Ribeirão Preto, a 48ª operação da rede e a quarta naquela cidade. A abertura da nova loja faz parte de um processo forte de expansão. Em outubro, a marca chegará a Americana e abrirá ainda a segunda pizzaria em São Paulo, capital. Até o final do ano, haverá inaugurações da franquia em Salto, Valinhos, Sorocaba e Penápolis, no estado de São Paulo, além de Dourados (MS) e a segunda loja em Uberlândia (MG). Os bons resultados da franquia, que oferece receitas exclusivas de pizzas feitas à mão, tem encantado potenciais franqueadores. Guto Covizzi, diretor de expansão da rede, projeta chegar a 100 operações no Brasil até o final de 2026.

BONS ARES 2

A Lavateria, rede de franquias fundada em Rio Preto, esteve, na última semana, na Expo Franquicias Argentina 2025, em Buenos Aires. Com experiências anteriores em feiras do setor realizadas em Portugal e Paris, a rede segue sua trajetória internacional com uma abordagem focada na análise de mercado antes de avançar com novas implantações. “Nosso foco nesse momento é a escuta ativa. Iremos observar, analisar e entender a fundo o cenário local antes de qualquer movimento de entrada no país. É uma abordagem cautelosa, porém extremamente necessária quando falamos de internacionalização responsável”, diz o CEO da Lavateria, Leandro Silva. “O mercado argentino tem um perfil distinto do europeu e do brasileiro. Para nós, é essencial compreender profundamente essas nuances antes de qualquer investimento. Estamos aqui para aprender com o mercado”, afirma Silva.