Saúde vai apurar denúncias de 'médicos fantasmas' em UPAs de Rio Preto

Saúde vai apurar denúncias de 'médicos fantasmas' em UPAs de Rio Preto
UPA Jaguaré, em Rio Preto (Reprodução/Google Street View)

A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto abriu um processo interno para investigar supostas irregularidades na jornada de trabalho de médicos plantonistas nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.

O comunicado sobre a abertura da apuração foi divulgado pela Prefeitura nesta quinta-feira, 9, um dia após o vereador Anderson Branco (Novo) publicar vídeos em suas redes sociais com denúncias sobre uma suposta "farra do ponto" nas unidades de saúde.

Nas publicações, Branco aparece em frente à UPA Jaguaré e acusa profissionais de saúde, como médicos plantonistas e enfermeiros, de não cumprirem a jornada de trabalho em unidades de urgência e emergência do município. O parlamentar, no entanto, não cita nomes dos envolvidos.

Em nota, a Prefeitura afirmou que, de acordo com os relatos recebidos, "há indícios de que alguns profissionais não estariam cumprindo regularmente suas jornadas de trabalho, além de casos em que o registro de ponto seria realizado em um local enquanto o atendimento ocorre em outro, devido a vínculos empregatícios com outras instituições."

A nota afirma ainda que "o processo investigativo também buscará determinar se diretores clínicos, diretores técnicos, gerentes e demais chefias estavam cientes dessas práticas e, em caso afirmativo, se adotaram medidas para corrigir ou impedir a continuidade da situação."

"A Prefeitura reforça seu compromisso em combater quaisquer irregularidades nos serviços públicos, priorizando um atendimento eficiente e de qualidade para toda a população de Rio Preto", diz o texto.

Médica diz que vai processar vereador
Presidente do Sindicato dos Médicos de Rio Preto e coordenadora da Urgência e Emergência na Secretaria Municipal de Saúde de Rio Preto, a médica Merabe Muniz afirmou em suas redes sociais nesta quarta-feira, 8, que vai processar o vereador Anderson Branco por "calúnia e difamação".

"Vou aproveitar para abrir um boletim de ocorrência contra o indivíduo para ele responder por calúnia, difamação e por constrangimento da classe profissional", disse a médica em vídeo publicado em seu perfil no Instagram.

Merabe afirmou ainda que Branco deve entregar a denúncia aos órgãos competentes e deixar que eles investiguem. "Você não é juiz. Ao invés de vir aqui querer sobrecarregar e atrapalhar uma equipe que está virando dos avessos para poder atender a população, fica até onde vai sua função", disse.

A médica defendeu os profissionais de saúde e afirmou que os médicos da rede pública de Rio Preto atendem, em média, mais pacientes que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Conselho Federal de Medicina.

"A culpa não é da equipe que está aqui dentro. A culpa não é dos profissionais que estão trabalhando exaustivamente para atender a população", completou.