Semae propõe reajuste de 3,93% na tarifa de água em Rio Preto

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) de Rio Preto anunciou nesta tarde que "está propondo um reajuste de 3,93% em sua matriz tarifária."
O comunicado foi divulgado no mesmo dia em que a Câmara aprovou projeto do prefeito Edinho Araújo (MDB) que autoriza empréstimo de R$ 649,3 milhões para captação de água no rio Grande.
A proposta será analisada em conselho da autarquia, conduzida pelo superintendente Nicanor Batista Júnior.
Segundo o comunicado, a porcentagem é baseada em estudo realizado em conjunto com a ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, considerando o período 2024/2025.). Segundo a autarquia, o contrato com a agência obedece o novo Marco do Saneamento Legal.
"O estudo propõe apenas o reajuste inflacionário corrigido pelo IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo", diz o comunicado do Semae.
A proposta será apresentada para o Conselho do Semae, para apreciação e anuência, na reunião do próximo dia 11/7. Pela proposta, o reajuste passa a vigorar a partir de agosto deste ano, com o primeiro vencimento no mês de setembro.
Crítica
O convênio firmado com essa agência, sem aprovação de lei específica, foi motivo de críticas por parte da oposição durante a sessão extraordinária desta quinta.