Ônibus de Rio Preto têm aumento de 20? passageiros após isenção da tarifa no domingo

No primeiro dia de tarifa zero, o transporte público de Rio Preto registrou um aumento de 20% na quantidade de usuários. O número de passageiros saltou de 9.584 no domingo, dia 13, para 11.475 no domingo, dia 20, conforme dados da Secretaria Municipal de Trânsito. As linhas mais utilizadas foram Shopping Iguatemi, Débora Cristina, Parque Nova Esperança e São Francisco.
A gratuidade do transporte público foi anunciada na semana passada pelo prefeito Coronel Fábio Candido (PL). A medida permite que, todos os domingos, os passageiros utilizem gratuitamente todas as linhas de ônibus da cidade durante todo o dia, sem limite de uso. A estreia foi escolhida para facilitar o acesso da população às atrações do Festival Internacional de Teatro (FIT), que ocorre em diversos espaços culturais de Rio Preto.
Para o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Ederson Merighi Pinha, o volume de usuários não foi maior porque, em sua avaliação, uma parcela significativa da população ainda não está ciente do direito à tarifa zero.
"Foi uma experiência muito boa. Não houve nenhum transtorno, e a quantidade de usuários estava dentro do esperado. Muitos passageiros ainda não sabem que têm esse direito da tarifa zero. A expectativa é que o aumento de passageiros seja de 30% no próximo domingo", declarou o secretário.
Pinha informou que a Prefeitura intensificará a divulgação da gratuidade por meio de campanhas nas redes sociais e no Terminal Urbano, visando incentivar o uso da tarifa zero no próximo final de semana.
Questionado sobre a possibilidade de estender a tarifa zero para os sábados, Pinha afirmou que a decisão dependerá de uma análise dos recursos disponíveis no Orçamento da Prefeitura.
"Precisamos mensurar os impactos e a viabilidade orçamentária. É necessário avaliar com o prefeito se a medida se dará pela redução do valor da tarifa ou pela ampliação dos dias de tarifa zero", explicou o secretário.
Paulo Ayres da Silva, 40 anos, usuário do transporte público de segunda a sexta-feira, aprovou a gratuidade nos finais de semana. "É muito bom para nós, que já pagamos a semana toda, para vir trabalhar. É um gasto considerável. Havia muita gente no ponto de ônibus ontem (domingo)", relatou o passageiro.
Por outro lado, a zeladora Leandra Lavezzo, 48 anos, manifestou insatisfação com a demora entre um ônibus e outro, uma situação recorrente para quem depende do transporte público aos domingos. "Tentei ir para a igreja usando ônibus, mas demorou muito. Parece que colocaram apenas um ônibus por linha. Deveriam colocar pelo menos dois, para a gente não precisar esperar tanto", diz a passageira.