Atleta de Rio Preto disputa Campeonato Mundial de Levantamento de Peso

Atleta de Rio Preto disputa Campeonato Mundial de Levantamento de Peso
Renan Moreno é heptacampeão mundial no levantamento de peso (Divulgação/Lucas Kendi)

Rio Preto estará representada no Campeonato Mundial de Levantamento de Peso, que acontece em Las Vegas, nos Estados Unidos. Renan Moreno, atleta que treina em Rio Preto e tem um extenso currículo no esporte, compete no próximo sábado, 9, em busca de seu oitavo título mundial. A transmissão ao vivo do evento será feita pelo perfil do Instagram @wabdl_official.

Agora com 32 anos, Renan conta que começou no mundo do esporte aos 15. "Quando tinha por volta de 15 anos, fazia jiu-jítsu, porém, para ganhar volume muscular, comecei academia. E desde então continuo. Em 2007, participei do meu primeiro campeonato de supino, levantando 107 kg", contou o atleta.

Já pentacampeão paulista e brasileiro, tetracampeão do Arnold Classic South America, campeão do Mr. Olympia e heptacampeão mundial no levantamento de peso, o representante da região busca vencer o mundial pela oitava vez neste final de semana. "Já morei nos Estados Unidos por três anos, treinei em umas das melhores academias da Flórida, onde obtive muita experiência. Meu recorde atual foi em julho, onde bati 320 kg no supino, me tornando campeão brasileiro e também o maior supino do Brasil", afirmou.

Mesmo com tantas conquistas, Renan, formado em Direito e Educação Física, ressaltou que não é fácil viver do esporte: "Infelizmente, no Brasil é muito complicado. Apesar de ter alguns patrocínios, é preciso trabalhar também, não dá para viver e se dedicar somente ao esporte". A rotina para competir em alto nível não é tranquila, completa o competidor. "Muitas vezes, em pré-competição, são treinos de uma hora, duas vezes por dia. Temos que nos desdobrar para fazer o melhor e estarmos bem preparados para chegar 100% nos campeonatos".

Desta vez, a decisão de participar não foi com tanta antecedência, mas Renan garante que está focado. "Mesmo decidindo ir em cima da hora para o mundial, por falta de recursos e patrocínios, eu estou bem animado e confiante. O mundial é o evento mais importante e esperado do ano, porém, o que tem mais gastos também. Mas prometo fazer meu melhor e representar quem acreditou no meu trabalho. Me tornar oito vezes campeão mundial será um marco histórico", finalizou.

(Colaborou Arthur Riva)