Chuva de granizo espalha danos em 5 cidades da região

Chuva de granizo espalha danos em 5 cidades da região
Prefeituras de Guarani D'Oeste, Palmeira D'Oeste, Dolcinópolis, Vitória Brasil e Turmalina pediram socorro financeiro ao governo do Estado - Reprodução de vídeos

Uma tempestade com granizo e ventos fortes causou muitos danos em cinco cidades da região - Guarani d’Oeste, Palmeira d’Oeste, Dolcinópolis, Vitória Brasil e Turmalina - no final da tarde de segunda-feira, 24. Casas foram destelhadas, veículos atingidos por pedras de granizo e ruas ficaram cobertas de gelo. A Defesa Civil estadual enviou equipes na terça-feira, 25, para levantar os prejuízos e verificar o que o Governo Estadual pode fazer para ajudar os municípios afetados.

O prefeito de Palmeira D'Oeste, Valdir Semensati (PL) afirmou que a força da chuva de granizo transformou a cidade em um “cenário de guerra”. “A chuva foi muito forte. Se você olhar as ruas, parece um cenário de destruição”, disse.

Segundo Semensati, centenas de veículos foram danificados enquanto estavam estacionados. Para-brisas foram estilhaçados e diversas latarias ficaram amassadas. Equipes de dois municípios vizinhos foram mobilizadas para reforçar a limpeza e o atendimento. “Estou com equipes de outros municípios me ajudando aqui. É força-tarefa mesmo”, afirmou.

O número de residências atingidas ainda está em levantamento. O prefeito destacou que 32 agentes de saúde percorriam a cidade desde cedo para mapear os danos. “É impossível mensurar o prejuízo agora. Tenho dez dias para levantar tudo e enviar para a Defesa Civil, para tentar a ajuda humanitária”, explicou.

Os serviços públicos também foram comprometidos. As unidades de saúde ficaram fechadas até o meio-dia desta terça-feira para reorganização, devido a vazamentos, sujeira e água acumulada. “A maioria das unidades foi atingida. Estamos tentando reorganizar para retomar o atendimento”, disse o prefeito. As aulas na rede municipal foram suspensas e ainda não há previsão de retorno. O município tem cerca de 10 mil habitantes.

A Prefeitura de Turmalina decretou situação de emergência após a tempestade de granizo que atingiu o município no fim da tarde de segunda-feira, 24. Com cerca de 1,6 mil habitantes, Turmalina também registrou estragos em propriedades rurais, área que teria sido a mais atingida. Os danos ao setor produtivo ainda estão sendo avaliados.

Segundo a prefeita de Turmalina, Priscilla Massoni (PDS), dezenas de imóveis tiveram os telhados danificados, principalmente na área central e na zona rural. “Vivemos um momento muito difícil. Fomos atingidos por uma tempestade de granizo e nossas equipes trabalham desde ontem para dar suporte às famílias”, afirmou. Não houve feridos.

De acordo com a administração municipal, ao menos sete residências ficaram totalmente destelhadas e outras tiveram danos parciais. As famílias foram acolhidas provisoriamente por parentes e amigos. “Graças a Deus ninguém ficou ferido. Todas as famílias estão assistidas pela nossa equipe”, completou Priscilla.

Em Dolcinópolis, o prefeito Diego Miguel (PSD) descreveu o quadro de destruição de imóveis. "Estamos fazendo o levantamento mais por baixo foram mais de 200 residências danificadas, todos os prédios públicos danificados. Veículos da frota municipal também. Estamos em São Paulo em contato com o governador Tarcísio de Freitas e coronel Henguil da Defesa Civil, pedindo apoio ", contou o prefeito.

Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), O granizo foi provocado por uma tempestade severa típica da primavera, formada pela combinação de calor extremo, alta umidade e linhas de instabilidade que criam nuvens Cumulonimbus capazes de produzir ventos fortes, descargas elétricas e queda de pedras de gelo.

O GRANIZO

 

  • A chamada chuva de granizo é formada por pedrinhas de gelo que caem do céu.

  • Ele nasce dentro de nuvens muito grandes e carregadas (cumulonimbus).

  • Dentro dessas nuvens, a água sobe e desce até congelar em camadas, formando o granizo.

  • As pedras podem ser bem pequenas ou bem grandes, dependendo do tempo dentro da nuvem.

  • Geralmente aparece em tempestades fortes, às vezes causando danos.

  • É mais comum em lugares onde há grande diferença de temperatura entre o ar quente e frio.

  • Os meteorologistas usam radares especiais para descobrir onde o granizo está se formando.

Imagem da matéria

Prefeituras de Guarani D'Oeste, Palmeira D'Oeste, Dolcinópolis, Vitória Brasil e Turmalina pediram socorro financeiro ao governo do Estado