Nova onda de calor atinge Rio Preto e cidades da região

Nova onda de calor atinge Rio Preto e cidades da região
Durante a semana, temperatura máxima pode chegar a 39 graus e a umidade relativa do ar pode cair para 10% (Mara Sousa/Arquivo)

O mês de setembro começou com nova onda de calor em Rio Preto e na região. Segundo o site Climatempo, setembro traz a combinação de temperaturas elevadas, acima da média, com elevações entre 3 graus e 5 graus em grande parte do Brasil. Além disso, a precipitação será um pouco abaixo da média nas cidades da região.

A semana começa com calorão em Rio Preto, e deve se estender até sexta-feira, 6. Conforme o site Climatempo, a previsão é de sol o dia todo e sem chuva. A temperatura mínima será de 18 graus e a máxima pode atingir 39 graus na quarta-feira, 4.

"A previsão indica um cenário climático preocupante, com impactos que podem se estender para diversos setores, incluindo saúde, agricultura e energia", indica nota no site do Climatempo.

Umidade do ar

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Rio Preto está sob alerta vermelho (grande perigo) para baixa umidade do ar. A previsão é que a umidade relativa do ar fique entre 10% a 20% durante a semana. O índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 60%.

A cidade também está sob alerta amarelo para onda de calor, com as temperaturas podendo chegar a 5 graus acima da média no período entre dois e três dias.

Segundo dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a umidade relativa do ar atingiu 12% entre 15h e 17h de domingo, 1º de setembro.

Instruções:

  • Beba bastante líquido;
  • Atividades físicas são nocivas em tal tempo seco;
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia;
  • Use hidratante para pele e umidifique o ambiente;
  • Evite bebidas diuréticas (café e álcool);
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

(Fonte: Inmet)