Coronel parte na quinta, dia da votação do IPTU, para 10 dias nos Estados Unidos

Coronel parte na quinta, dia da votação do IPTU, para 10 dias nos Estados Unidos
O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido, que vai passar 10 dias nos EUA (Reprodução/Redes Sociais)

Tanto quanto a “noventena” obrigatória para que o novo IPTU passe a valer já no ano que vem, o prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), tem mais um motivo de “grande monta” para que o projeto seja aprovado pela Câmara na sessão extraordinária da próxima quinta-feira, 25.

É que o Coronel nem vai esperar outubro chegar. O projeto vai ser votado pela manhã no Legislativo e logo depois do almoço da mesma quinta, mais precisamente às 14h, o prefeito viaja para os Estados Unidos. Independentemente do resultado. Mas a fé no núcleo duro do governo é total de que, desta vez, a coisa destrava.

Segundo a Coluna apurou, o chefe do Executivo, que tirou uma semana de descanso em julho, deverá permanecer na terra de Donald Trump pelos próximos 10 dias recarregando as baterias, um tanto arriadas com o desgaste que ele vem sofrendo com o indigesto texto original do projeto IPTU, que previa aumentos de mais de 200%.

Nesse período, a cidade ficará nas mãos do vice-prefeito e secretário de Obras, Fábio Marcondes (PL), que tem operado diretamente para garantir que, depois do último recuo, os vereadores da base aliada na Câmara retribuam as benesses de serem governistas.

Questionada pela Coluna, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Rio Preto não confirmou qual será a agenda do Coronel nos Estados Unidos.

Segundo políticos próximos ao Coronel, ele revelou que pretende, entre um passeio e outro, visitar o deputado federal Eduardo Bolsonaro, que está morando nos EUA desde fevereiro deste ano, onde articula sanções do governo norte-americano ao Brasil como forma de pressão para evitar que o pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, seja preso.

Com o prefeito fora e a necessidade de que a nova lei do IPTU, uma vez aprovada pela Câmara, esteja com o rito burocrático concluído até o dia 30 deste mês, há duas possibilidades em curso: uma, o prefeito fica de prontidão para sancionar a nova regra assim que a mesma sair do forno; duas, Marcondes assina a mesma na condição de prefeito em exercício.

O beabá da nova política...

 

Figurões do MDB no Estado de São Paulo, dentre os quais políticos locais como o ex-prefeito de Rio Preto Edinho Araújo (no centro da foto) e o deputado estadual Itamar Borges (o primeiro à dir.), “mergulharam” no universo da Inteligência Artificial, entre outras ferramentas digitais, na última segunda-feira, 22, em Parnaíba. Promovido pela Executiva estadual do partido, o evento contou com palestra do coach Paulo Vieira (o segundo à dir.), considerado referência nacional com projeção internacional em desenvolvimento de colaboradores de alta performance. Aquele tipo de guru que nem sai de casa sem um cachê de seis dígitos. A ideia da imersão emedebista foi apresentar a seus quadros que vão às urnas em 2026 técnicas para que usem com mais eficiência as redes sociais numa campanha eleitoral. Edinho Filho (primeiro à esq.) e Baleia Rossi (segundo à dir.) também estavam lá. Falando em MDB, Pedro Nimer, divulgou na mesma segunda-feira, 22, carta de renúncia do cargo de primeiro vice-presidente do diretório municipal do MDB. À Coluna, ele alegou motivação pessoal. "Uma decisão para seguir meu caminho e me dedicar integralmente à minha loja. Sigo filiado e também acredito que posso dar oportunidade para novos integrantes do partido."

NOTAS 
NÃO É...

Na sessão desta terça, 23, o líder da revolta dos condomínios contra o novo IPTU, Rogério Gardiano, ocupou a Tribuna da Câmara com um discurso crítico contra o Coronel Fábio Candido (PL), mostrando que, diferentemente do que o prefeito anunciou após se reunir com representante do movimento, a questão não está pacificada. Gardiano, que também gravou um vídeo nas redes sociais, disse que o prefeito mais falou no encontro com os representantes de residenciais fechados, reclamando da falta de recursos para investir na cidade, do que ouviu os integrantes do grupo.

... BEM ASSIM

Ainda segundo o líder do movimento, não houve anuência em relação à manutenção da proposta de atualização da planta genérica do município e do aumento de até 20%, conforme constam no novo projeto apresentado. E que a reivindicação apresentada pelo grupo era fazer um reajuste de inflação até 10%. "Desejo a vocês que façam um voto consciente do projeto e lembrem da população, porque ela é que vai pagar pela decisão de vocês", concluiu.

VEJA BEM

Para o vereador Paulo Pauléra (PP), que foi um dos vereadores da base que se recusaram a votar o texto original, obrigando o prefeito a apresentar o novo texto, o movimento liderado por Gardiano “já deu resultado” no sentido de sensibilizar o governo no caso específico do IPTU, que não vai subir mais que 20% em 2026 em relação ao que foi pago neste ano. “Ele colocou uma trava, né? Com isso, acabou com aquelas aberrações que tinha no outro projeto devido aos valores exorbitantes apresentados pela Fipe”, declarou o pepista, que acredita que, com as mudanças, o projeto passa na próxima quinta.

E A LEI? 1

Ao batizar o viaduto inaugurado na segunda-feira, 22, de “Dimas Carmona”, em homenagem ao pai do seu supersecretário e amigo pessoal Rodrigo Carmona, o prefeito Coronel Fábio Candido (PL) mandou às favas lei municipal em vigor, sancionada por Edinho Araújo (MDB) no dia 12 de dezembro de 2024, que dava à benfeitoria o nome de Renato Girardi. Segundo texto da Prefeitura, Carmona, o pai, foi um “apaixonado pelo futebol, que defendeu com garra, na juventude, o gol do América, levando consigo o espírito de equipe, a coragem de enfrentar desafios e a dedicação que marcaram toda a sua vida”.

E A LEI? 2

Pai do empresário Paulo Renato Girardi, Renato Girardi foi apresentado por Edinho como agricultor e criador de Nelore com foco em melhoramento genético. Neste caso, o filho do homenageado que acabou barrado na plaquinha do viaduto é amigo próximo do ex-prefeito. Ou seja, independentemente dos currículos apresentados, nos dois casos as relações de companheirismo falaram mais alto. Mas lei é lei, né, Coronel?

OLHA A ONDA

Hábil em detectar os humores do eleitorado em relação a temas polêmicos, o deputado estadual Valdomiro Lopes (PSB) usou seus perfis nas redes sociais para criticar a PEC da Blindagem, classificada por ele como “grande absurdo”. Pela medida, nenhum deputado federal, senador ou presidente de partido político pode ser processado sem anuência de seus pares no Congresso Nacional. Manifestações de protesto à aprovação da PEC levaram uma multidão às ruas no último domingo, 21.

PINATO

O deputado Fausto Pinato (PP), que tirou 30 dias de licença na Câmara Federal para cuidar da saúde, passou por cirurgia na garganta na manhã desta terça-feira, 23, no hospital DF Star, em Brasília. Logo após o procedimento, a assessoria de imprensa do parlamentar divulgou uma nota de agradecimento aos profissionais que estão cuidando dele e às orações e mensagens de carinho.

MELHOR AINDA

Não foi apenas o Hospital de Base de Rio Preto que conquistou a habilitação, pelo Ministério da Saúde, de Cacon (Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), mas, sim, todo o complexo de saúde sob o guarda-chuva da Funfarme, o que envolve os serviços, infraestrutura e atendimentos para adultos e crianças, a radioterapia e a hematologia.