Designer de Rio Preto conquista medalha no Prêmio do Design Brasileiro 2025
O designer gráfico e docente do Senac João Maiolini, de Rio Preto, ganhou medalha de bronze no Prêmio do Design Brasileiro (BDA), a principal premiação de design gráfico do Brasil. A cerimônia aconteceu na última segunda-feira, 15, em São Paulo.
O prêmio – na categoria Design Gráfico, subcategoria Design de Marca Pequenas e Médias Empresas – foi para projeto que criou a identidade visual para a marca Studio Mangue, da arquiteta alagoana Vivian Gomes, que mora no Canadá.
O Estúdio Caxa, criado por Vitor Brito Pereira e Renato Brito Mamede, responsável pelo projeto, recebeu outras duas medalhas de bronze na mesma noite com outros trabalhos.
“Neste ano, trabalhei em alguns projetos com o Estúdio Caxa, que ganhou três medalhas de bronze. O projeto que participei mais ativamente foi a criação da identidade visual do Studio Mangue, que desenvolvemos durante quase um mês, desde a parte de reunião, concepção até alinhamentos e apresentação com a cliente. Nesse projeto, trabalhei com a Laura Nunes, designer de São Paulo, e com o Vitor e o Renato, os donos do estúdio”, conta João.
João conta que o trabalho do Estúdio Caxa é híbrido. “O Vitor mora em Portugal, o Renato mora em São Roque, eu estou em Rio Preto. O estúdio é muito colaborativo, é um lugar em que eu me desenvolvi muito como designer. Foi muito legal fazer esse projeto com eles”, ressalta.
“Acredito muito que o processo de uma marca nunca é realizado de forma solitária, mas é muito colaborativo. Apesar de estarmos distantes, temos sempre maneiras de estarmos juntos, tanto conversando digitalmente, como trocando ideias em boards digitais em parceria do estúdio com o cliente. O processo que aprendi com o Estúdio Caxa foi muito massa”, completa.
Inspiração
Essa é a terceira medalha que João ganha no PBD. Nos anos de 2023 e 2024, o designer ganhou medalhas por projetos de fonte e de identidade visual, também pelo Estúdio Caxa. “Essa sensação de voltar com uma medalha para Rio Preto é muito massa, muito bom”, pontua o designer.
“Quando a gente vê que o prêmio conta com um júri de vários designers reconhecidos, famosos no meio profissional é surpreendente. É muito gratificante voltar para Rio Preto com um reconhecimento desse, principalmente porque são os profissionais mais renomados do Brasil”, ressalta.
O desejo de João é que a premiação sirva de inspiração para futuros designers. “Morei um tempo em São Paulo e voltei para Rio Preto. Uma grande meta que tenho é tentar inspirar o regional, para mostrar que é possível chegar até esses prêmios. Isso porque aqui, às vezes, existe uma sensação de que é muito difícil, que Rio Preto não tem tantos cursos de design, que aqui é mais voltado para a publicidade. Por isso, quero movimentar essa comunidade e inspirar futuros designers. Essa é minha meta, porque eu curto muito educação, é uma coisa que faz todo sentido para mim”, conclui João.
O prêmio
O BDA - Prêmio Brasileiro de Design (anteriormente conhecido como Brasil Design Award) é considerado a principal e mais abrangente premiação de design do Brasil. Realizado anualmente desde 2009 pela ABEDESIGN (Associação Brasileira de Empresas de Design), o prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional.
A edição de 2025 adotou o conceito “Colaborar e Transformar”, culminando em uma cerimônia de premiação realizada na Sala São Paulo em dezembro. Os vencedores recebem um selo de qualidade que serve como métrica de sucesso para o mercado e investidores.
O prêmio é aberto a profissionais, agências e também possui uma categoria dedicada a estudantes. Em 2025, a premiação contou com 14 categorias principais que abrangem áreas como Design de Produto, Design de Embalagem, Design Visual e Design de Impacto Positivo. Além da estética, o júri avalia critérios como inovação, funcionalidade, sustentabilidade e o impacto do projeto nos negócios e na sociedade.

Henrique Afonso, João Maiolini, Stella Bonici e Renato Brito Mamede durante o Prêmio do Design Brasileiro 2025

Redação 



