Espetáculo conta a história de Amanda Oliveira, da Nação Valquírias
Amanda Oliveira, conhecida carinhosamente como Mandinha, não teve uma infância fácil. Ela enfrentou a desigualdade social, a pobreza, a fome, o bullying e muitas outras adversidades que fazem parte da vida de milhares de pessoas no Brasil.
Mesmo com tantas dificuldades, Amanda deu a volta por cima e atualmente ajuda milhares de famílias em situação de vulnerabilidade por meio da Nação Valquírias, fundada por ela em 2007.
Amanda é daquelas mulheres de garra que não para de sonhar com um mundo melhor. Sua vida daria roteiro de uma peça teatral – e isso aconteceu. O espetáculo “Mundo das Valquírias - O Despertar”, realizado em parceria com o nosso espetáculo é uma parceria com o Centro Cultural Sesi Rio Preto, será encenado nesta sexta-feira, 7, às 14h e às 20h, no Teatro do Sesi Rio Preto. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser reservados por meio do site do Sesi.
O ESPETÁCULO
Com direção artística, coreografia e roteiro de Murilo Marques, o espetáculo de dança promete emocionar ao público ao contar a história de vida de Amanda. “O espetáculo vem com o intuito de contar a história dela, acima de qualquer coisa, de uma forma lúdica, para que crianças, adolescentes e adultos consigam assistir, entender e conseguir captar a mensagem”, conta Murilo.
O enredo começa em um barraco de favela, com o nascimento de uma menina que tinha uma missão, mas ainda não sabia que para seguir a voz do seu coração, precisaria passar por um grande trauma. A longo dos anos, essa menina despertaria uma nação com o som grave de um tambor. E para esse grande feito contaria com a ajuda de seres místicos para guiá-la até a transmutação e um encontro com o seu verdadeiro ser.
“Criar foi um pouco complexo, porque quando vamos contar a história de outra pessoa, é preciso prestar atenção nos mínimos detalhes. Então, para isso, as crianças me ajudaram muito, porque elas são as artistas, elas que dão vida a cada personagem”, diz Murilo.
Para contar essa história de vida de Amanda, há muita música, dança e acrobacias, tudo feito por crianças e adolescentes alunos de Murilo na Nação Valquírias, como os musicistas Ana Laura Reis, Bianca Franco, Michele Maurity; os acrobatas João Hugo Alcântara, Kauan Botelho, Daniela Teixeira, Lorena Beatriz, Geovana Matos, Lucas Miguel e Natasha Ferreira e os bailarinos Isabelle Beatriz, Lucas Teixeira, Maria Vitória, Emanuelli Galucci, Roberta Dias, Ana Beatriz Noberto, Sophie Noberto, Ana Júlia Teixeira, Vinicius Sampaio e Júlia Fidelis.
“Estudamos a história dela e depois adicionamos elementos novos. Para transformar em uma forma lúdica, por exemplo, colocamos seres místicos no espetáculo, como se esses seres místicos a despertassem”, conta Murilo.
SURPRESA
Amanda conta que está ansiosa com o espetáculo, pois tudo será uma grande surpresa. “O Murilo montou esse espetáculo com crianças por meio da oficina de circense e eu ainda não assisti. Então, para mim isso é uma alegria imensa, pois terei outro ponto de vista, verei minha história da plateia, acho que será uma experiência e tanto”, comenta Amanda.
“Escuto algumas coisas do ensaio, ouvi dizer que o Murilo fez uma alta produção de áudio também. É algo meio que espiritual, um chamado. A emoção é garantida”, complementa.