Franquias da região de Rio Preto ganham selo de excelência

São José do Rio Preto e região, mostrou mais uma vez a força e profissionalismo no setor de Franchising, ao conquistar 12 das 15 marcas do interior do estado que receberam o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2025, a mais importante chancela do setor no Brasil.
Criado em 1990, o SEF reconhece redes franqueadoras com base em pesquisa de satisfação aplicada diretamente aos franqueados, avaliando critérios como suporte, rentabilidade, relacionamento e confiança na marca.
A premiação, organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), foi entregue na última sexta-feira, 9 de maio, em cerimônia no WTC Golden Hall, em São Paulo.
Das 238 marcas chanceladas este ano, 15 são do interior de São Paulo, sendo 12 localizadas em Rio Preto e municípios da região.
“Consolidando nossa vocação como berço de franquias. Das 15 marcas do interior de São Paulo chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising 2025, 12 são de Rio Preto e Região”, afirma Guto Covizzi, diretor do interior de São Paulo da ABF Franchising.
Segundo Covizzi, o reconhecimento mostra o alto nível de profissionalismo do setor na região. “Temos muitas franquias locais e regionais chanceladas porque os franqueadores encaram o setor com altíssimo grau de profissionalismo e integridade, ficando lado a lado com todas as marcas brasileiras que conduzem o franchising em nível de excelência”, pontua.
“O Selo de Excelência da ABF é uma honraria que ratifica pontos fundamentais ligados à excelência e melhores práticas da franquia, reconhecidas diretamente por seus franqueados”, explica.
VERTIGINOSO
Criada em 2012, em Rio Preto, a Maria Brasileira é hoje a maior rede de limpeza residencial e empresarial do país, com 515 unidades e mais de 90 mil atendimentos mensais. A marca, que atua com 16 unidades na Região Metropolitana de Rio Preto, pretende alcançar 535 unidades e R$ 205 milhões em faturamento em 2025.
O CEO e fundador da Maria Brasileira, Felipe Buranello, conta que receber o Selo de Excelência em Franchising 2025 é, para a Maria Brasileira, motivo de orgulho e combustível para continuar entregando excelência.
“Este reconhecimento da ABF reforça o compromisso que temos com a qualidade, a inovação e, acima de tudo, com nossos franqueados, clientes e, claro, nossos colaboradores. Nossa base são as pessoas, então ser reconhecida como referência no franchising brasileiro mostra que nosso modelo de negócio gera valor real, e não somente promove o empreendedorismo, mas transforma vidas”.
Ele enfatiza ainda o papel estratégico de Rio Preto no sucesso da rede. “Ela (a cidade) é estratégica, com excelente infraestrutura, ao mesmo tempo que oferece mão de obra qualificada e, principalmente, com pessoas que acreditam no poder transformador do trabalho e da inovação. Aqui encontramos o ambiente ideal para testar, crescer, evoluir e impulsionar o nosso modelo de franquias. O dinamismo do mercado local e o perfil arrojado dos empreendedores da região fazem da região um verdadeiro celeiro para o franchising brasileiro”, diz.
CONTINUIDADE
Fundado em 2012 também em Rio Preto, o Mercadão dos Óculos já soma cerca de 750 unidades no Brasil, está prestes a atingir mil lojas e enxerga o franchising como um modelo em expansão contínua. A rede aposta em tecnologia, produtos de qualidade e expansão nacional, com forte presença em cidades pequenas e grandes centros.
O CEO do Mercadão dos Óculos, Gustavo Freitas, relata que “todos os anos a franquia traz soluções e a premiação reflete o compromisso de uma equipe especializada, com expertise tanto no mercado óptico quanto no franchising”, diz.
O diferencial de Rio Preto está em três pilares, aponta Gustavo. “Temos um know-how histórico, a longa atuação de grandes franqueadoras criou um legado de competência em gestão, expansão e operação de redes. Mão de obra qualificada também, a cidade formou profissionais especializados em franchising, desde gestores a consultores, que hoje replicam esse conhecimento em outras marcas. E, por fim, a cultura empreendedora, com um ambiente de negócios local que incentiva o franchising, com fornecedores, feiras e uma mentalidade voltada para redes escaláveis”.
FUTURO
Mesmo diante de um cenário macroeconômico desafiador, Guto Covizzi acredita em crescimento contínuo: “Vemos um cenário desafiador pela situação macroeconômica, porém estamos muito confiantes e otimistas com o crescimento do franchising nacional e regional”, conta.
“Estamos, a cada ano, alcançando recordes em crescimento e faturamento. Estamos apostando na inovação, na capacitação de equipes e no fortalecimento da marca como caminhos para seguir crescendo de forma sustentável. Acreditamos que os desafios são oportunidades para quem está disposto a evoluir. Quando praticamos o franchising com paixão, propósito e trabalho sério, o futuro sempre será promissor”, afirma o diretor. (Colaborou Ana Beatriz Aguiar)