Idoso que matou homem por vaga de garagem em Rio Preto volta a ser preso

Idoso que matou homem por vaga de garagem em Rio Preto volta a ser preso
Idoso foi preso em flagrante após matar desafeto com canivete (Colaboração/Leitor)

Após ser beneficiado com liberdade provisória, o aposentado Luiz Antônio de Miranda, de 67 anos, denunciado por ter matado um homem durante discussão por vaga de garagem em Rio Preto, foi novamente preso.

A reportagem apurou que o promotor de justiça Evandro Ornelas Leal ingressou com uma medida cautelar inominada no Tribunal de Justiça (ajuizada com o objetivo de pedir a revogação de medidas cautelares) após outras testemunhas comparecerem ao Ministério Público, acrescentando novas informações a respeito do desentendimento entre o síndico André Luis da Silva e o idoso.

“Os relatos dessas testemunhas revelaram que o acusado vinha há pelo menos um ano provocando a vítima com comportamentos reprováveis, seja iniciando discussão a despeito de a vítima não ter parado o carro na frente de sua casa, seja usando o celular para filmar a vítima, comportamento esse que, aliado ao adotado pelo acusado no dia do crime, revela de maneira clara que premeditara o homicídio, tratando-se essa de uma importante circunstância judicial”, escreveu Ornelas ao apresentar um “aditamento” da denúncia, acrescentando as novas testemunhas ao processo criminal de homicídio qualificado por motivação fútil.

Solto no dia 11 de abril, Miranda teve a prisão preventiva decretada pela 3ª Câmara de Direito Criminal do TJ no dia 10 de maio.

A suposta premeditação não altera os termos da denúncia, mas, por demonstrar maior culpabilidade do réu, pode ser utilizada como justificativa para o juiz aumentar a pena-base.

A reportagem procurou o advogado Caio Zanão, que representa o aposentado, mas ele ainda não respondeu. O espaço segue aberto para manifestação.

Lembre o caso

O crime aconteceu no dia 21 de março, no bairro Santa Cruz. Segundo testemunhas, o autor e a vítima discutiam com frequência porque o síndico estacionava o carro em frente à garagem do idoso.

Em interrogatório, Miranda afirmou que já registrou três boletins de ocorrência contra André. No dia do crime, segundo ele, a vítima passou em frente à casa dele e o ofendeu. O idoso alega que jogou duas pedras contra o homem, que foi em sua direção. Com medo de ser agredido, usou o canivete para se defender.

A vítima morreu no local. A Polícia Militar foi acionada e prendeu o morador em flagrante.