Mutirão leva serviços a pessoas em situação de rua em Rio Preto

Mutirão leva serviços a pessoas em situação de rua em Rio Preto
Mutirão ofereceu serviços como emissão de documentos (Jeniffer Maciel/Prefeitura de Rio Preto)

Documentos, atendimento jurídico, consultas de saúde, alimentação e cuidados pessoais foram alguns dos serviços disponibilizados neste domingo, 29, a pessoas em situação de rua de Rio Preto. A ação, realizada em frente ao Centro Pop, faz parte do programa Pop Rua Jud, que busca garantir direitos e ampliar o acesso a políticas públicas para essa população.

Iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca ampliar o acesso à justiça e a serviços básicos para quem vive nas ruas, o evento foi promovido em parceria com o Tribunal de Justiça de São Paulo, a Prefeitura e a Diocese local, reunindo diversas secretarias municipais, como Trabalho, Assistência Social, Educação, Comunicação, Bem-Estar Animal e Cultura. O juiz Evandro Pelarin coordenou a organização junto da Prefeitura e de outras entidades.

Foram oferecidos serviços como emissão de documentos (RG, CPF, certidão de nascimento), regularização de situação eleitoral, cadastramento biométrico, orientações sobre programas sociais, atendimento jurídico, consultas médicas e encaminhamentos para vagas de emprego e cursos profissionalizantes. Além disso, houve corte de cabelo, barba, cuidados com mãos e pés, banho e até atendimento veterinário para animais de estimação.

Ao longo do dia, também foi celebrada uma missa pelo padre Ernesto, marcada por momentos de oração e acolhimento.

Segundo a organização, o mutirão realizou 120 atendimentos no Centro Pop, 46 acolhimentos na Pousada, 27 no Cireneu e dois no Albergue. Foram distribuídas 446 refeições, com 84 repetições, e oferecidos 37 banhos. Onze profissionais atuaram diretamente na iniciativa.

O prefeito Coronel Fábio Candido (PL) ressaltou a importância do mutirão. “Essas pessoas precisam de um olhar humanizado do poder público e de toda a sociedade. O mutirão é uma excelente oportunidade de acolhimento e de oferecer ajuda em diversos setores para literalmente salvar vidas. Estamos empenhados em oferecer e encaminhar cada interessado em mudar de vida”, afirmou.