Nova secretária de Educação, Maíra diz que inclusão é prioridade e defende PPP
Empossada nesta terça-feira, 18, pelo prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), como secretária de Educação de Rio Preto, Maíra Moraes colocou entre suas prioridades à frente da pasta atenção aos professores que atendem alunos com necessidades especiais, como transtorno do espectro autista. E também o projeto de parceria público-privada para reforma das escolas municipais.
Na primeira entrevista à imprensa como secretária, Maíra também falou sobre segurança nas escolas e de contratos terceirizados da pasta.
Ela dotou um tom técnico em seu discurso no evento, lembrou que seu bisavô Luiz Pinto de Moraes foi prefeito de Rio Preto e criou a primeira escola da cidade. Filha de professora, disse que conviveu na sede da secretaria quando criança, e que tem como formação a "escuta" das pessoas e também da "situação e da oposição".
"Nosso compromisso é formar crianças que tomem o mundo para elas", afirmou no discurso de posse. Maíra entra no lugar de Renata Azevedo, exonerada do cargo nesta terça. "A escola é uma centralidade. A gente não trabalha com a periferia. E esse é o olhar que eu trago para a educação", disse.
Maíra, que é de Rio Preto, já lecionou no Centro Paula Souza (Fatec) e na Universidade de Brasília (UNB). Com doutorado em Comunicação e pós-doutorado em antropologia social na mesma instituição, ela tomou posse na sede da secretaria, no Centro, em concorrido evento.
Com a chegada de Maíra, fica aberta oficialmente mais uma reforma no secretariado do Coronel Fábio Candido. O chefe do Executivo Municipal confirmou que novas mudanças serão anunciadas nos próximos dias.
Praticamente todo o secretariado do Executivo participou da solenidade, assim com o presidente da Câmara, Luciano Julião (PL), mais os vereadores Alex Carvalho (PSB), Bruno Moura (sem partido), Jonathan Santos (Republicanos), Márcia Caldas (PL), Abner Tofanelli (PSB), Jorge Menezes (PSD) e Eduardo Tedeschi (PL).
O juiz da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, também estava na posse e em seu discurso defendeu ampliação, por exemplo, no atendimento para alunos com TEA, o que, segundo ele, já vem ocorrendo, mas precisa ser aprimorado.
Ampliação
Na coletiva, Maíra Moraes disse que atualmente a rede municipal tem 60 professores para atender alunos com necessidades especiais e que o número será ampliado para 160, com contratação de 100 novos profissionais. Rio Preto tem 150 escolas na rede municipal que atendem cerca de 40 mil alunos. "Nossa meta que é até o primeiro semestre do ano que vem a gente tenha 160 professores atuando".
Já com relação a acompanhantes para alunos com TEA em salas de aula, a Prefeitura iniciou o ano com 180 profissionais, atualmente são 280 e a previsão é de ampliar em 30% para o próximo ano.
Reforma
A secretária também afirmou que ficará a cargo da licitação da PPP para reforma das escolas. Neste ponto, o prefeito afirmou no evento que todas as escolas terão ar-condicionado. "Todas as escolas necessitam de um olhar equitativo para a gente ter resultado", disse Maíra. Segundo ela, será formado um contrato com a Emurb para questões mais emergenciais. Ela disse também que a Prefeitura prepara ações conjuntas, por exemplo, para tratar da questão de escorpiões em unidades escolares. Outro tema na pauta será debater medidas de maior segurança com o titular da pasta de Segurança Pública, Márcio Cortez.
CÍVICO-MILITAR
Questionada sobre o modelo de escola-cívico militar, a secretária disse que defende e "sempre defenderei alternativas de modelos de educação". "Então, a escola cívico-militar é um modelo que a população demanda, que a gente tem uma pesquisa até de demandas com relação a esse modelo", disse. A Prefeitura realiza obra de uma escola nesse modelo no bairro Redentora.
Contratos
Sobre contratos terceirizados, Maíra disse que recebeu relatórios e que seguirá as ações "dentro da legalidade".
Coronel fala em mudanças
O prefeito de Rio Preto, Coronel Fábio Candido (PL), confirmou nesta terça-feira, 18, que prepara novas alterações em cargos de primeiro escalão. As tratativas podem levar a uma dança de cadeiras em até seis secretarias.
Em entrevista após a posse de Maíra Moraes, o prefeito não confirmou quantos quadros serão alterados. Disse ser "normal' os ajustes na composição do secretariado. "É natural que depois de um ano de governo, a gente faça ajustes, algumas mudanças. Mas no momento oportuno a gente vai divulgar", afirmou.
Sobre a mudança na Educação, ele disse que Renata Azevedo, que deixa o comando da pasta, do fez bom trabalho e que as "portas estão abertas". Afirmou que ela saiu a pedido, embora essa expressão não conste na portaria de exoneração.
Em seu discurso, o prefeito disse que fez tratativas com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSB), para que Maíra se concentrasse exclusivamente no governo de Rio Preto. Ela estava na presidência de uma empresa pública no Rio, ligada a programas de educação.
O Coronel também disse "não irá faltar" recursos para a Educação. A pasta tem previsão de R$ 726 milhões no ano que vem. Ele disse ainda que irá ampliar por meio da Guarda Municipal e com atividade delegada da Polícia Militar as vigilâncias em escolas e unidades de saúde.

Redação 



