Pit bulls abandonados são resgatados em estado de desnutrição em Rio Preto

A Secretaria do Bem-Estar Animal de Rio Preto resgatou na tarde desta terça-feira, 29, dois cães da raça pit bull em situação de abandono e em estado de desnutrição em uma casa no bairro Jardim Bianco. Um terceiro animal foi encontrado morto no quintal do imóvel.
A equipe do Bem-Estar Animal foi acionada por uma denúncia anônima e, ao chegar ao local, constatou que dois cães estavam bastante magros, na parte da frente da residência. Após contato com o tutor dos animais, este afirmou estar fora da cidade desde o dia 24 de julho, alegando ter saído às pressas com a família após sofrer ameaças relacionadas a dívidas. Ele confirmou ter deixado três cães na casa.
Com o apoio de uma escada, a equipe visualizou o quintal da residência por cima do muro e identificou o terceiro cão caído e sem sinais de vida. Diante da gravidade, os profissionais entraram pulando o muro e, em seguida, abriram o portão principal — que estava com cadeado, porém destravado. No fundo do imóvel, foi constatada a morte do animal, já em estado avançado de decomposição, indicando que a morte teria ocorrido há pelo menos três dias.
Vizinhos relataram que o tutor esteve no imóvel na noite de segunda-feira, 28.
“Eu assumi a secretaria há pouco tempo, tenho 15 anos como policial, mas ainda assim me assusto com a atitude maldosa e egoísta de algumas pessoas”, diz Amália Paci, secretária do Bem-Estar Animal de Rio Preto.
“A equipe toda ficou horrorizada com a situação em que eles estavam. Quando eu liguei para o tutor, eu apenas perguntei — Quem está vindo dar água e comida para esses animais? — e ele simplesmente me respondeu: — Ninguém”, concluiu.
Os dois cães sobreviventes estão sob os cuidados da equipe da Secretaria do Bem-Estar Animal. Eles estão recebendo medicação, suporte nutricional e acompanhamento veterinário. Assim que estiverem recuperados, serão disponibilizados para adoção responsável.
A perícia técnica foi acionada no local. O corpo do animal morto foi recolhido para exame de necrópsia, que auxiliará na investigação. A Polícia Civil também acompanha o caso, que será apurado sob os crimes de maus-tratos que resultaram em morte e abandono de animais.
*Estagiário sob supervisão de Gabriel Vital