Procon de Rio Preto monitora preços para Black Friday
Pela primeira vez, o Procon de Rio Preto faz o monitoramento de preços em lojas físicas com o objetivo de evitar a prática de valores abusivos e de descontos fraudulentos durante a Black Friday. A ação está sendo realizada desde o último dia 10, e se estende até a sexta-feira, 29, o dia da Black Friday.
O coordenador de fiscalização do Procon de Rio Preto, Zaqueu dos Santos, explica como o monitoramento funciona. "Começamos desde a semana do dia 10, com o objetivo de combater os preços que a gente conhece como 'metade do dobro' para saber se o fornecedor aumentou o preço para dar desconto em um produto já inflacionado. Nós reunimos alguns dos produtos mais comprados nessa época, como air-fryer, por exemplo, e estamos monitorando o preço a cada semana para saber se tem uma publicidade enganosa", destaca.
A ação ocorre nas principais lojas de varejo da cidade. "Nossos fiscais percorrem por lojas do Calçadão e uma específica de um shopping. Antes a gente observava os preços, mas era mais pela internet. Não fazia a coleta semanal dos preços como estamos fazendo esse ano", afirma Zaqueu.
O consumidor que encontrar alguma irregularidade pode entrar em contato com os canais de denúncias do Procon, através do telefone (17) 3235-6880, ou pelo WhatsApp (17) 99627-0528. O consumidor também pode ir até a sede do Procon, localizada na rua Silva Jardim, número 3.604, bairro Santa Cruz. Nesse endereço, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
DICAS
O coordenador de fiscalização do Procon também passa algumas orientações para que os consumidores aproveitarem a Black Friday. O primeiro ponto é ter um planejamento financeiro. "É importante organizar, escolher os itens para não cair na tentação de pegar no impulso. Já escolha os itens pelo planejamento financeiro. No começo do ano as pessoas têm contas para pagar, como material escolar, impostos com o veículo, rematrícula, então o consumidor deve se organizar", ressalta.
Zaqueu também alerta para os golpes nessa data, principalmente em compras pela internet. "Os golpistas simulam caixas, patrocinam promoções enganosas, então é importante ter cuidado. Um indício é a questão do preço. Não é porque é uma data especial, que o preço é milagroso".
Ele finaliza ressaltando que é importante "verificar outras lojas, porque os preços tendem a ter um padrão. Tem diferenças, mas nada muito absurdo. Se o preço tiver muito baixo, desconfie. Não clicar em anúncios nas redes sociais ou em e-mails. Vá até o site oficial da loja e verifique você mesmo", finaliza. (Colaborou Marcelo Freitas)
Denúncias no estado de São Paulo
Se em Rio Preto os preços não tiveram movimentações fora da realidade, no estado de São Paulo, o Procon SP recebeu 1.115 reclamações relacionadas às compras de Black Friday. Desde o último 30 de outubro, a entidade abriu um link específico em seu site para receber queixas dos consumidores sobre as promoções.
Entre as denúncias, o problema mais citado é a não entrega, ou demora na entrega, com 394 denúncias. Os outros problemas são produto, ou serviço, entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado, com 142 denúncias; pedido cancelado após finalização da compra, com 128; produto ou serviço indisponível, com 105; e maquiagem de desconto, com 101.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) elaborou recomendações para que os consumidores aumentem a segurança ao fazer compras na Black Friday. A entidade orienta que os compradores deem preferência a lojas conhecidas e verifiquem a reputação de páginas não conhecidas em sites de reclamações.
Uma orientação é dar preferência ao modelo de compra garantida, na qual a plataforma retém o valor da compra até a sinalização positiva do comprador.
“Em lojas de redes sociais, verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores. Desconfie de páginas recém-criadas”.
A entidade ressalta que os consumidores façam a opção pelo pagamento das compras online com cartão virtual, e usar o serviço de avisos por SMS de transações feitas ou outros meios disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente. (Com Agência Brasil)