Protesto do IPTU tem bate-boca com influenciadores coronelistas em Rio Preto

Protesto do IPTU tem bate-boca com influenciadores coronelistas em Rio Preto
'Caixões' de papelão do prefeito e dos vereadores: protesto - Thomaz Vita Neto 4/10/2025

Uma manifestação organizada por lideranças de esquerda e de moradores de bairros impactados pela alta do IPTU, na manhã de sábado, 4, no Calçadão de Rio Preto, acabou em bate-boca entre manifestantes e influenciadores digitais ligados ao governo do Coronel Fábio Candido (PL). Teve também um caixão com foto do vice-prefeito, Fábio Marcondes (PL). 

No ato, os manifestantes fizeram o enterro simbólico do Coronel e do 14 vereadores que votaram a favor do reajuste de até 20% do IPTU na última quinta-feira, 25 de setembro, em sessão tensa na Câmara. 

Durante o ato, em frente ao Praça Shopping, o grupo foi abordado pelos influenciadores de direita. Um deles iniciou o bate-boca e chegou a ser afastado dos manifestantes por policiais militares. 

O ato público teve como símbolo tampas de caixões, feitas de papelão, com os nomes de todos os vereadores que votaram a favor do aumento do imposto, além dos adereços com fotos do prefeito Coronel Fábio Candido e de seu vice-prefeito, Fábio Marcondes, ambos do PL.

VARAL 

Durante o protesto, os manifestantes fizeram um varal, entre duas árvores de um dos jardins da praça central, onde penduram os caixões dos vereadores, prefeito e vice. Um dos porta-vozes do protesto, o presidente do PT em Rio Preto, Carlos Alexandre Gomes, afirmou que a presença do partido teve como objetivo manifestar solidariedade à comunidade.

“Esse aumento não foi discutido, nem estudado, e foi simplesmente empurrado goela abaixo da população. Esse enterro simbólico serve para lembrar os vereadores de que o povo tem força nas ruas”, disse o dirigente petista.

Além de caixões, os manifestantes pediam às pessoas que passavam pelo Calçadão apoio para um abaixo-assinado contra os 14 vereadores. 

O ativista de direita Murilo Nascimento, acompanhado da influenciadora digital Estela Braga, aproximou-se dos manifestantes para criticar a forma do protesto, classificando os caixões como incitação ao ódio.

Estela é sobrinha da jornalista Sabrina Braga, assessora de imprensa que acompanha diretamente Coronel Fábio Candido em suas atividades como prefeito.

INCITAÇÃO 

“O País é livre e eles têm o direito de protestar, mas usar caixões significa incitar a morte. Se fosse a direita que fizesse isso, seríamos investigados. A pauta do IPTU não é o que me trouxe aqui. O problema é a forma: a política está se transformando em algo polarizado e esses símbolos só alimentam esse clima”, declarou Murilo.

Durante o bate boca, enquanto Murilo gritava em favor da anistia aos envolvidos na trama golpista de 8 de Janeiro, pela qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado a 27 anos de prisão, os manifestantes responderam com outros episódios em que lideranças de esquerdas foram presas ou mortas, citando como exemplo Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada a tiros em 14 de março de 2018.

PM

Uma equipe da Polícia Militar teve de intervir durante o bate-boca de Murilo com os manifestantes, dentre eles Arthur Grigolin, uma das lideranças da juventude petista. Os dois ativistas de direita foram retirados pelos policiais militares e levados até a calçada em frente ao Praça Shopping. Pouco tempo depois, eles foram embora.

Ao final do ato, os manifestantes deixaram todos os caixões feitos de papelão com fotos dos vereadores, do prefeito e do vice em frente ao Praça Shopping. Fotos e vídeo foram compartilhadas por eles em redes sociais. A intenção do grupo é repetir o protesto na  próxima terça-feira, 7, durante a sessão da Câmara de Rio Preto.

Imagem da matéria

Influenciador Murilo (de óculos escuro) em meio a manifestantes