Rio-pretenses vencem o Campeonato Mundial Kids de Jiu-Jítsu
Dois competidores de Rio Preto foram campeões no Campeonato Mundial Kids de Jiu-Jítsu, realizado em São Paulo no último final de semana. Gabriel do Vale, de apenas 5 anos, e Daniela Rezende, 13, foram os responsáveis por levar a região ao lugar mais alto do pódio na “arte suave”.
Gabriel é o atual campeão brasileiro e somou mais uma conquista a seu promissor início no esporte. “Achei o campeonato muito legal, foi um presente para mim ter ganhado essa medalha”, afirmou o rio-pretense. Ressaltando a dificuldade da competição e o esforço nos treinos, o pequeno atleta mostra que, apesar da idade, tem foco de gente grande.
Mesmo após um título mundial, a mentalidade e a vontade de competir não mudam. “Não vejo a hora de lutar de novo, tenho que treinar mais”. Apaixonado pelo esporte, Gabriel afirmou ainda que um dia vai ser “o melhor de todos”.
No feminino, Rio Preto também foi bem representada. A atleta Daniela Rezende saiu com a vitória, mas também levou consigo as experiências vividas. “Foi uma experiência muito legal, interessante e diferente. Eu nunca tinha ido em um campeonato tão grande assim e ganhar esse título foi muito importante para mim, porque vai ajudar no meu desenvolvimento”, destacou.
“O jiu-jítsu é isso. Não é só ir lá e lutar, é prestar atenção, ouvir, sempre estar se desenvolvendo. O que eu mais gosto são as amizades, as experiências novas que eu tenho sempre”, completou Daniela.
Simone do Vale, orgulhosa mãe de Gabriel, além de parabenizar os campeões mundiais, destacou os benefícios fora dos tatames. "O jiu-jítsu ensina valores importantes como respeito, humildade, perseverança, estimula a autoconfiança e as crianças aprendem a lidar com os desafios desde cedo, tanto dentro quanto fora dos tatames. A criança que inicia precocemente no esporte está se preparando para a vida adulta".
(Colaborou Arthur Riva)