Rio Preto é a 37ª melhor cidade para fazer negócios

Rio Preto é a 37ª melhor cidade para fazer negócios
Melhoria em setores estratégicos garantiu subida de Rio Preto no ranking (Divulgação/Prefeitura de Rio Preto)

Rio Preto está entre as 40 melhores cidades do Brasil para fazer negócios. A cidade está na 37ª posição do ranking desenvolvido pela consultoria Urban Systems. O levantamento analisou 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes.

O salto dado por Rio Preto foi alicerçado em avanços importantes, especialmente no setor de comércio, onde saltou da 69ª posição em 2023 para a 37ª em 2024. Pela primeira vez, Rio Preto também garantiu boas posições nos setores de serviços (56ª), indústria (88ª), educação (62ª) e saúde (64ª).

Segundo o presidente da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp), Jean Daher, o estudo reforça o crescimento da cidade como polo econômico diversificado e promissor.

“A capacidade da cidade de atrair novos investimentos e promover um ambiente favorável para o desenvolvimento empresarial é um reflexo da eficiência em gestão pública e do fortalecimento do comércio local. A ascensão reflete a consolidação do município como um importante polo comercial”, diz Daher.

O levantamento analisou 319 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes, avaliando segmentos como educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário, agropecuária e saúde. Indicadores como empregabilidade, gestão fiscal, crescimento da demanda, tempo médio de abertura de empresas e capacidade de investimento em infraestrutura e serviços foram considerados no estudo.

Para o economista Hipólito Martins Filho, o fato de Rio Preto ser o centro de uma região metropolitana e ter uma educação forte e desenvolvida, ajuda a impulsionar a cidade. “A mobilidade urbana melhorou, em virtude de entroncamentos rodoferroviários importantes, mais de 50 mil pessoas passam pela cidade diariamente, em busca de comércio, serviços de saúde e escolas. A renda média per capita é acima da média do Brasil, isso ajuda muito no fluxo de renda” diz.

Ainda de acordo com o economista, contar com uma boa educação irá beneficiar a cidade no futuro. “Rio Preto tem uma boa infraestrutura, na educação, o sistema de ensino é forte. Com o parque tecnológico a área tecnológica está sendo desenvolvida e isso atrai muitos negócios”, afirma.

ESTRATÉGIA

Jean Daher também ressalta fatores estratégicos, como aumento de estabelecimentos comerciais, acesso à banda larga e o crescimento populacional como propulsores da melhora de Rio Preto no ranking.

“O crescimento no número de estabelecimentos comerciais, tanto no varejo quanto no atacado, demonstra o dinamismo e a força do setor na cidade. Além disso, a cidade também apresenta acessos à banda larga, o que favorece o comércio eletrônico, um segmento em plena expansão. O crescimento populacional, por sua vez, amplia a demanda por produtos e serviços, abrindo novas oportunidades de negócios”, afirma.

Região em destaque

Além de Rio Preto, Catanduva apareceu na 12ª posição no setor de comércio e a 23ª na indústria. Esses resultados refletem em um ambiente atrativo para investimentos e competitivo para o desenvolvimento econômico.

Perspectivas

Embora o cenário macroeconômico para 2025 seja de crescimento moderado, Hipólito acredita que fatores locais podem alavancar o desempenho de Rio Preto. “A economia tende a crescer menos em 2025, considerando o cenário macroeconômico. Para Rio Preto a chegada do campus da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), atrairá muitos investimentos a médio e longo prazo, porque a universidade traz cursos interessantes, agrega novas tecnologias, novos serviços e formam mão de obra qualificada” afirma.

O presidente da Acirp está otimista e considera que Rio Preto continuará avançando no ranking. “Com base no desempenho recente e nos indicadores, espera-se que Rio Preto continue subindo no ranking, se posicionando entre as principais cidades para negócios no Brasil” conclui.

(Colaborou Ana Beatriz Aguiar)