Supermercados faturaram R$ 1 trilhão

As redes de supermercados faturaram R$ 1,067 trilhão em 2024 no Brasil, valor equivalente a 9,12% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Os dados são de ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), elaborado em parceria com a NielsenIQ.
Para chegar ao faturamento total do setor, a associação considerou todos os formatos de operações: de atacarejos e minimercados a e-commerce, lojas de conveniência e hortifrútis. Em todos esses formatos, o setor gera mais de 9 milhões de postos de trabalho diretos e indiretos considerando todo o território nacional.
A pesquisa, contudo, não especifica se todos esses postos estão ocupados. Em março, o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, havia mencionado que o setor passa por dificuldades para a contratação de mão de obra, acumulando cerca de 357 mil vagas em aberto.
Em contrapartida, o número de lojas físicas cresceu 2,3% em 2024 ante 2023, passando de 414.663 para 424.120 unidades. Para o presidente da Abras, João Galassi, a abertura de novas lojas reflete a resiliência do varejo alimentar, mesmo em períodos macroeconômicos desafiadores, como os atuais, de inflação mais alta.
“Os resultados reforçam nossa importância estratégica, destacando a força e a capacidade de crescimento contínuo de um setor vital para a economia e para a população brasileira”, afirmou.
Maiores redes
O ranking Abras ainda destacou que, entre as 30 maiores redes supermercadistas do País, o grupo Carrefour Brasil se manteve na liderança pelo nono ano consecutivo, com faturamento de R$ 120,5 bilhões em 2024. Em segundo lugar, aparece o Assaí Atacadista, com R$ 80,5 bilhões, seguido pelo Grupo Mateus, que faturou R$ 36,3 bilhões no ano passado.