Rio Preto tem seis prefeituráveis registrados na Justiça Eleitoral; 366 vão disputar a Câmara

Rio Preto tem seis prefeituráveis registrados na Justiça Eleitoral; 366 vão disputar a Câmara
Fachada da Prefeitura de Rio Preto (Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto)

Seis candidatos a prefeito e 347.916 eleitores aptos para decidir quem irá sentar na cadeira de chefe do Executivo de Rio Preto, no oitavo andar da Prefeitura, na avenida Alberto Andaló, a partir de janeiro de 2025. A corrida por uma vaga na Câmara tem 366 candidatos.

Neste ano, eleitores de Rio Preto irão eleger 23 vereadores, que também tomarão posse em janeiro. O total de registros, incluindo candidatos a prefeito, vice e vereador, é de 378, seis nomes a menos do que o total definido nas convenções.

Em 2020, a corrida eleitoral em Rio Preto teve 420 candidatos, sendo 10 candidatos a prefeito, 10 a vice, e 400 nomes registrados na Justiça Eleitoral.
Os nomes definidos nas convenções para candidaturas a prefeito foram registrados na Justiça Eleitoral. O prazo para os registros, que irão passar pelo crivo da Justiça Eleitoral, terminou nesta quinta, 15. A campanha eleitoral, quando candidatos podem oficialmente pedir votos e fazer propaganda, começou nesta sexta, 16.

A disputa para a prefeitura de Rio Preto tem o seguinte quadro, em ordem alfabética:

  • Bruno Menendez (PCO), vice: Beatriz Carvalho (PCO)

  • Coronel Fábio Candido (PL), vice: Fábio Marcondes (PL)

  • Itamar Borges (MDB), vice: José Luis Crivellin (PSD)

  • Marcelo Zola (DC), vice: Guto Bragada (DC)

  • Marco Rillo (PT), vice: Carlos Alexandre (PC do B)

  • Valdomiro Lopes (PSB), vice: Rosicler Quartieri (PSB)

Câmara

Na disputa de vagas para a Câmara, na eleição proporcional, são 366 candidatos. Ao todo, 13 partidos e três federações oficializaram registros de candidatos a vereador.

Neste ano, partidos poderiam lançar 24 nomes na disputa, o total de vagas mais um. Algumas legendas lançaram um número inferior ao definido nas convenções.

Os partidos e federações também deveriam seguir a norma de proporção de gênero. No mínimo 30% das candidaturas devem ser de mulheres.

No total, são 237 homens e 129 mulheres, 64,7% e 35,2% das candidaturas, respectivamente.

Oito partidos e federações lançaram 24 candidatos: MDB, Republicanos, União Brasil, PL, Novo, PSB, federação PSOL/Rede e federação PSDB/Cidadania.

PP, Avante, federação PT/PV/PC do B e PSD colocaram 23 candidatos cada na disputa. Já o PRD e o Podemos lançaram 22 candidatos a vereador.

O PDT lançou 20 nomes na corrida eleitoral para a Câmara. O Solidariedade oficializou na Justiça Eleitoral 18 candidatos a vereador.