Site idealizado por Lelé Arantes traz personagens marcantes da região de Rio Preto

Pesquisar fatos da história de Rio Preto e das 37 cidades da Região Metropolitana se tornou mais fácil com o site RM Rio Preto (www.rmriopreto.com.br), idealizado pelo jornalista, historiador e editor Antonio Arantes Neto, o Lelé Arantes.
Com 4.953 verbetes prontos (e em constante atualização), o site traz fatos e personagens relevantes na história de Rio Preto e da região. “O site nunca estará completo. Assim como a história acontece diariamente, o site também será atualizado de acordo com os acontecimentos históricos, dia a dia. Acredito que até atualizar todo o pessoal da macro região, vamos ter em torno de 10 a 14 mil verbetes”, explica Lelé.
O autor conta que o site não é noticioso. “Apenas fatos de extrema relevância para a história, já publicados pela imprensa, serão notícia. Vamos trabalhar com pequenas informações de histórias, com crônicas, poesias e podcast literário. Costumo dizer que o nosso site é uma Wikipedia Caipirinha, uma Wikipedia nossa, pequenina, que a gente atualiza todos os dias”, completa.
ORIGEM
O site RM Rio Preto tem suas raízes no “Dicionário Rio-pretense - São José do Rio Preto de A a Z”, que Lelé Arantes publicou em 1997, com 2.400 verbetes; com segunda edição em 2001, já com 3.600 verbetes. O livro se tornou uma referência de pesquisa.
Lelé conta que foi por meio de uma pauta para o Diário da Região, em 1994, que o idealizou o dicionário. “O Dr. Norberto Buzzini pediu uma matéria e me pautaram para fazer essa reportagem sobre a inauguração do Mercadão e de uma série de obras que naquele ano estavam completando 50 anos. E aí o que aconteceu? Não tínhamos informações. Os livros existentes não se aprofundavam, tentei buscar informações em vários lugares e bati com a cara na porta. Foi aí que tive a ideia de fazer um livro, principalmente para as pessoas que não eram de Rio Preto, que é a maioria da população, no qual as pessoas não tenham dificuldade para encontrar a informação que estão procurando, informação histórica”, recorda.
VOLTA AOS HOLOFOTES
Há cerca de quatro anos, Lelé lançou o site “Quem Faz História”, mas sem a intenção que fosse algo grande. Porém, com a criação da Região Metropolitana de Rio Preto, em 2021, foi o momento de expandir o trabalho.
“Fui sentindo a necessidade de expandir esse trabalho para região, até porque a grande maioria das cidades da região não tem o seu livro de história. Se você quiser alguma coisa sobre a história de União Paulista, por exemplo, você vai ter que ir buscar no site da cidade ou no IBGE. Muitas vezes, lá no site da cidade, a informação é tão concisa que você não consegue saber quem foi o penúltimo prefeito”, exemplifica.
Segundo o autor, a maioria das pessoas que foram líderes na cidade estão sendo esquecidas. O site vem para mostrar a importância desses personagens na história. “Eu já recebi perguntas do tipo: ‘quem que foi esse tal de Alberto Andaló?’ A pessoa trafega todos os dias nas avenidas Alberto Andaló, Bady Bassitt, Murchid Homsi e não sabe quem são essas pessoas, o que elas fizeram. Então, o objetivo primordial é tirar do esquecimento as pessoas que fizeram algo pela cidade e colocá-las novamente no holofote”, conclui.