Mostra de Violino em Rio Preto recebe os professores Ricardo Sander e Shinobu Saito

Mostra de Violino em Rio Preto recebe os professores Ricardo Sander e Shinobu Saito
Shinobu Saito e Ricardo Sander fazem palestras e aulas na 3ª Mostra de Violino de São José do Rio Preto (Divulgação)

Estudantes de violino têm compromisso nesta sexta, 24, e sábado, 25, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. Idealizada pela violinista Camila Schneck, a 3ª Mostra de Violino de São José do Rio Preto traz pela primeira vez à cidade Shinobu Saito, uma das grandes referências do ensino desse instrumento. A entrada é gratuita.

A programação começa na sexta, 24, das 9h às 17h, com master class de violino com Ricardo Sander, um dos professores de violino mais frequentados nas plataformas de ensino on-line.

No sábado, 25, das 9h às 12h, Shinobu Saito compartilha sua vasta experiência com o Método Suzuki. À tarde, das 14h às 17h, ela realiza master class de violino.

Doutora em música pela Universidade de Iowa (EUA), Shinobu Saito trabalha desde 1981 com o Método Suzuki, tendo obtido excelentes resultados em ensino de instrumentos de cordas. Ela aplica o conhecimento adquirido nos Estados Unidos sobre orquestras infantis e juvenis no Centro Suzuki de Campinas, com as orquestras formadas por seus alunos. Trabalhou também no curso de extensão no Departamento de Música da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), regendo uma orquestra jovem de cordas.

A MOSTRA

Além das atividades voltadas à formação, o evento também promove uma série de concertos pedagógicos em escolas da cidade, realizados pelo Quarteto Rio-pretense de Cordas, do qual a violinista é integrante. A realização da 3ª Mostra de Violino é viabilizada pela Lei Nelson Seixas 2024, fomento da Secretaria Municipal de Cultura de Rio Preto.