Adolescente que matou outro com facada na porta de escola em Rio Preto vai para a Fundação Casa

Adolescente que matou outro com facada na porta de escola em Rio Preto vai para a Fundação Casa
Briga ocorreu em frente à escola estadual de Engenheiro Schmitt (Reprodução)

A promotora de Justiça Renata Sanches Fernandes Guerzone pediu a internação provisória do adolescente de 13 anos apreendido em flagrante após matar, com uma facada no abdômen, um jovem de 17 anos. O crime aconteceu em frente à Escola Estadual Padre Clemente Marton Segura, na noite de segunda-feira, dia 19, no distrito de Engenheiro Schmitt, em Rio Preto.

"Inicialmente, ele ficará internado por 45 dias na Fundação Casa. Durante esse período, será submetido a avaliações. Também ouviremos os pais dele. Com base nessas informações, confirmarei o tempo total de internação", explicou a promotora.

Após a manifestação do Ministério Público, o caso será submetido à apreciação do juiz Evandro Pelarin, da Vara da Infância e da Juventude, que também deverá ouvir o jovem em audiência.

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), menores de 18 anos são inimputáveis, ou seja, não podem ser condenados criminalmente, mas podem ser submetidos a medidas socioeducativas, como a internação na Fundação Casa.

O adolescente teria agido motivado, segundo relatos, por ciúmes: a vítima teria feito comentários dirigidos à namorada dele.

Segundo o sargento Vanderson Conejo, da Polícia Militar, o jovem foi apontado por testemunhas como o autor do ato. "Fomos até à casa dele e falamos com a mãe, que desconhecia o ocorrido. O menor confessou o ato e foi conduzido com a genitora até a delegacia", afirmou o sargento.

Consta no boletim de ocorrência que um jovem havia "mexido" com a namorada do adolescente. Os dois, então, passaram a trocar ofensas pessoalmente e pelo WhatsApp. Ainda segundo o boletim, a vítima teria "tomado as dores" do jovem e também passou a discutir com o adolescente, com trocas de ofensas e ameaças.

Na tarde de segunda-feira, os dois envolveram-se numa briga na saída da escola. Durante a luta, o adolescente de 13 anos desferiu um golpe com faca no abdômen da vítima e fugiu.

O adolescente foi apreendido poucos minutos depois pela Polícia Militar, em casa, sem oferecer resistência. No caminho de Engenheiro Schmitt até Rio Preto, confessou o crime, mas sem demonstrar arrependimento, segundo relato dos policiais militares.

Ele chegou a indicar o local onde teria dispensado a arma do crime, mas, apesar das buscas, a faca não foi localizada.

A vítima tinha dois registos anteriores por atos infracionais relacionados com tráfico de drogas. O adolescente de 13 anos não tinha registro de atos infracionais.