PF faz operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Rio Preto e região

PF faz operação contra tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Rio Preto e região
Mandados estão sendo cumpridos na manhã desta quarta-feira (Guilherme Baffi 21/5/2025)

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 21, a Operação Atelís para desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos 40 mandados de busca e apreensão, 17 de prisão preventiva, 16 de prisão temporária e 54 de bloqueio de bens. A ação ocorre em Rio Preto, Mirassol, Tanabi, Ipiguá (SP) e Pontes e Lacerda (MT).

Durante as investigações, foi identificado pela PF uma estruturada organização criminosa que atuava no tráfico interestadual de drogas utilizando transportes terrestres, especialmente com a ocultação de drogas junto a carregamentos de carnes, em caminhões frigoríficos. Além disso, nos últimos quatro anos, a organização criminosa teria movimentado aproximadamente R$ 400 milhões.

Em fevereiro de 2024, foram realizadas ações da PF que culminaram na apreensão de 2,1 toneladas de cocaína, 508 quilos de maconha, duas armas de fogo e na prisão de 10 pessoas.

No momento, a operação busca prender os líderes, e outros integrantes, além de efetuar a apreensão de bens e recursos da organização criminosa.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa.