Câmara de Rio Preto aprova criação do 'Dia do Conservador'
A Câmara de Rio Preto aprovou nesta terça-feira, 21, projeto de lei que institui no município o Dia do Conservador, a ser comemorado anualmente no dia 10 de março.
A proposta do vereador Anderson Branco (Novo) foi aprovada após uma discussão de aproximadamente 40 segundos, iniciada pelo vereador João Paulo Rillo (Psol). "Queria perguntar para o vereador autor o objetivo desse projeto", questionou.
"É conservar, conservar, pode ser uma conserva de algum produto", disse o presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP). "Esse projeto só não serve para quem é de centro-esquerda e esquerda", completou Branco.
A proposta foi aprovada com apenas um voto contrário, de Rillo.
O que significa
Na justificativa do projeto, Branco afirmou que o objetivo é implantar "práticas educacionais e de conscientização dos valores morais e cívicos a uma sociedade".
"O conservador ou a filosofia conservadorista pensa na política como um meio de preservar a ordem, a justiça e a liberdade, os valores individuais e a dignidade da pessoa humana. É um pensamento político que defende a manutenção das instituições sociais tradicionais – como a família, a comunidade local e a religião - além dos usos, costumes, tradições e convenções morais. Este movimento enfatiza a continuidade e a estabilidade das instituições, opõe-se a qualquer tipo de movimentos revolucionários (regime comunista e socialista), movimentos antidemocráticos e de políticas progressistas".
Ainda segundo o parlamentar, o conservadorismo no Brasil tem como base a doutrina cristã. "Uma sociedade boa, justa e civilizada merece ser defendida contra a barbárie. Uma das formas essenciais de preservar essa sociedade é transmitindo adiante, para as novas gerações, os valores e as tradições que os trouxeram até aqui", finaliza.