Ministério da Saúde inclui Funfarme/HB em programa para reduzir filas e espera

Ministério da Saúde inclui Funfarme/HB em programa para reduzir filas e espera
Ministra da Saúde, Nísia Andrade, em reunião na diretoria do Hospital de Base (Divulgação)

A ministra da Saúde, Nisia Trindade, anunciou nesta quinta-feira, 20, em Rio Preto, que incluiu a Funfarme/Hospital de Base no “Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE)”.

O programa do governo federal tem como meta ampliar a "qualificação do atendimento médico especializado no SUS com o objetivo de reduzir as filas e tempo de espera para consultas, exames e procedimentos de alta complexidade, promovendo maior equidade no acesso à saúde", conforme comunicado divulgado pela assessoria da fundação.

A informação referente a expectativa de que o convênio seria formalizado nesta quinta foi antecipada pela Coluna do Diário na edição desta quinta.

O evento, no próprio HB, durou em torno de duas horas. A ministra também visitou alas do hospital. Prefeitos e secretários da região, além de representantes de deputados, também participaram. A Prefeitura de Rio Preto foi representada pelo vice-prefeito, Fábio Marcondes (PL).

"O Ministério da Saúde, como parte do governo federal, tem enfrentado muitos desafios, mas o nosso lema se resume a três verbos: cuidar, enfrentar (os desafios e não são poucos) e entregar. Ou seja, é realmente devolver à sociedade, a partir desse trabalho, aquilo que é necessário. E é isso que eu vejo nesse hospital, que é a maior produção do SUS. Realmente, o Hospital de Base de Rio Preto é uma fortaleza e eu fico muito feliz com a adesão do Programa Mais Acesso a Especialistas", disse a ministra no evento.

"A nossa lógica é reduzir o tempo de espera e evitar que o paciente não saiba para onde ir. Evitar aquele vai e vem, como se diz, porque um dia faz a consulta e depois não sabe quando vai fazer o exame. Isso vai acabar no SUS. Eu tenho convicção disso", complementou a ministra.

O diretor-executivo da Funfarme, Jorge Fares, também destacou o programa. "Temos duas reivindicações, a primeira do programa de mais especializações. Isso vai melhorar o atendimento de modo geral. A segunda é da telessaúde, medicina digital. Queremos fazer com que a telemedicina seja muito importante na nossa instituição. Hoje já estamos fazendo, mas há um projeto do ministério voltado para isso. Vamos ter um núcleo aqui, o único do Interior de São Paulo, também vinculado ao ministério", afirmou Fares em entrevista coletiva.

Complexo
O complexo hospitalar da Funfarme é referência para mais de 1,7 milhão de moradores de 102 municípios da região noroeste paulista, sob a jurisdição do Departamento Regional de Saúde (DRS XV), da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo.

"O complexo também é referência em neurocirurgia pediátrica e de adulto, transplante de medula óssea pediátrico e de adulto, obstetrícia e cirurgias gerais de crianças, em especial, oncológicas e cardíacas", divulgou a fundação.