Claudiney Batista, de Rio Preto, conquista tetracampeonato no Mundial no lançamento de disco

Claudiney Batista, atleta do CAD/Vetnil de Rio Preto, conquistou na madrugada desta terça-feira, 30, o tetracampeonato mundial no lançamento de disco F56 no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Nova Déli, Índia. Ele venceu a prova com a marca de 45,67m, superando o indiano Yogesh Kathuniya, prata com 42,49m, e o grego Konstantinos Tzounis, bronze com 39,97m.
Com o resultado, Claudiney alcançou sua oitava medalha em Mundiais, sendo a sexta no disco. Antes, ele já havia conquistado ouro em Dubai 2019, Paris 2023 e Kobe 2024, além de uma prata em Doha 2015 e um bronze em Lyon 2013.
“Com certeza, vinha buscando esse tetracampeonato, graças a Deus deu tudo certo, mas fica o gostinho de despedida, tomara que no futuro essa prova possa voltar, o fim dessa prova é triste para nossa categoria. Um clima bem tenso [na Índia], hidratação, alimentação, felizmente não tive problema, deu tudo certo o tetracampeonato para o Brasil, quero agradecer todo o pessoal do CPB pelo suporte que dá, agora é pensar em nova prova, vou treinar mais”, disse Claudiney após a conquista.
A vitória mantém Claudiney como um dos principais nomes do paraatletismo mundial e reforça o protagonismo do CAD/Vetnil e de Rio Preto no esporte paralímpico.