Escola Municipal tem aulas suspensas após caso de meningite viral em Cardoso
A Prefeitura de Cardoso suspendeu as aulas em uma escola municipal após uma das alunas de oito anos ser diagnosticada com meningite viral.
Segundo a Secretaria de Saúde, o caso foi registrado na Escola Municipal Maria Olímpia Gouvêa. Alguns alunos também apresentaram os sintomas da doença. As aulas estão suspensas na escola desde o último dia 10 e devem retornar na próxima segunda-feira, 15.
Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa de Votuporanga, a menina deu entrada no hospital no dia 4 de abril, com meningite viral. Ela ficou internada e recebeu alta nesta sexta-feira, 12.
O Diário tentou contato com a Prefeitura de Cardoso, por meio da assessoria de imprensa, mas ninguém atendeu às ligações.
A doença
Segundo o Ministério da Saúde, na meningite viral, a transmissão depende do tipo de vírus, podendo ocorrer contaminação fecal-oral, por contato próximo (tocar ou apertar as mãos) com uma pessoa infectada; tocar em objetos ou superfícies que contenham o vírus e depois tocar nos olhos, nariz ou boca antes de lavar as mãos; trocar fraldas de uma pessoa infectada; beber água ou comer alimentos crus que contenham o vírus. Alguns vírus (arbovírus) são transmitidos pela picada de mosquitos contaminados.
“As meningites provocadas por vírus costumam ser mais leves e os sintomas se parecem com os das gripes e resfriados. A doença ocorre, principalmente, entre as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, falta de apetite, irritação”, aponta o Ministério da Saúde.