Faculdade de Medicina Faceres realiza Congresso Caipira de Educação Médica em Rio Preto

Faculdade de Medicina Faceres realiza Congresso Caipira de Educação Médica em Rio Preto
Segundo o doutor Toufic Anbar Neto, organizador do evento e diretor da Faceres, este é um Congresso feito por quem vive o dia a dia da escola médica (Divulgação)

Com o objetivo de debater os desafios da educação médica, será realizada nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, a 4ª edição do Congresso Caipira de Educação Médica em Rio Preto. O evento, promovido pela Faculdade de Medicina Faceres, tem como tema "Da sala de aula ao cenário de prática".

Segundo o doutor Toufic Anbar Neto, organizador do evento e diretor da Faceres, este é um Congresso feito por quem vive o dia a dia da escola médica.

"A proposta é sair do discurso genérico e discutir a prática com quem realmente entende os desafios do ensino médico. Os eixos temáticos estão em sintonia com o que há de mais avançado em educação médica", afirma. A programação é exclusiva para docentes e gestores.

Programação
Eixo Aluno:

A percepção dos professores sobre os alunos de medicina: apresentação dos dados do Fórum Forsa, com análise do perfil, maturidade e aptidões dos estudantes;
Pesquisa como elemento de aprendizagem: Palestra sobre como integrar a pesquisa à formação médica;
Mesa-redonda sobre o papel da universidade perante a comunidade e a extensão na formação técnica, humana e ética dos alunos.
Eixo Ambiente

Sala de aula e Inteligência Artificial: Debate sobre o uso prático da IA e novas tecnologias no ensino médico e os desafios éticos envolvidos.
Eixo Avaliação

Avaliação ininterrupta: isso é viável? Discussão sobre modelos de avaliação contínuos, alinhados à aprendizagem ao longo da vida;
Modelos de avaliação na escola médica: mesa-redonda sobre diferentes metodologias avaliativas e sua relação com os objetivos formativos.
Eixo Professor

Gestão de sala de aula em tempos de conectividade: mesa-redonda sobre estratégias para engajar estudantes hiperconectados e atualizar práticas docentes.