Polícia Civil prende dupla em operação contra 'fake news' em Rio Preto

A Delegacia Seccional de Fernandópolis indiciou nesta terça-feira, 1º abril, um homem e uma mulher durante uma operação contra "fake news", ataques à reputação e discurso de ódio nas redes sociais. Os dois suspeitos foram presos no bairro Jardim América, em Rio Preto.
Segundo informações da Polícia Civil, as investigações duraram 10 meses e levaram ao grupo intitulado “Boca de Glamour”, um grupo de chantagistas que utilizava as redes sociais para disseminar notícias falsas com o objetivo de desinformar a sociedade e extorquir vítimas, geralmente empresários ou seus familiares.
O grupo criminoso publicava uma notícia falsa e, em seguida, procurava a família da vítima para exigir dinheiro e parar com as divulgações.
O objetivo principal era ganhar dinheiro por meio de extorsões para evitar maior disseminação das notícias digitais falsas, que eram plantadas pelo próprio grupo nas plataformas.
Ainda havia uma progressão das extorsões. Primeiro, o grupo exigia dinheiro para não perturbar as vítimas com nota em veículos digitais de notícias; depois, o grupo exigia dinheiro para não divulgar falsas notícias, que impactariam empresas e reputações; por fim, o grupo exigia dinheiro, sob pena de os ataques atingirem os familiares da vítima.
Todas essas chantagens eram anônimas, por meio de redes, conexões internacionais, uso de VPNs e de fintechs para lavagem de dinheiro e dificultar o rastreamento e identificação.
Os bens da dupla foram apreendidos e todas as contas utilizadas nas redes sociais foram desativadas.
Os dois foram detidos e encaminhados à Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Rio Preto.
(Colaborou Diego Bressant)