Rio Preto confirma as duas primeiras mortes por dengue em 2025

Rio Preto confirma as duas primeiras mortes por dengue em 2025
Além da dengue, o Aedes também transmite febre amarela, zika e chikungunya (Pixabay)

A Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou as duas primeiras mortes por dengue em 2025. 

Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 23, aponta ainda que a cidade tem 1.907 casos confirmados neste ano. Outros 9.260 casos estão em investigação.

O boletim traz ainda outras duas mortes pela doença ocorridas em 2024. Com isso, a cidade chegou a 21 óbitos - recorde de vítimas em um único ano.

O número de casos da doença no ano passado também é o maior da história, com 36.304 ocorrências e ainda existem 2.189 casos em investigação.

Mutirão

Para tentar combater os criadouros do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura promove a Campanha Rio Preto sem Dengue: A Luta é de Todos. Neste sábado, 25, serão atendidas as áreas de abrangência do Caic e do Vetorazzo. A ação será realizada entre 8h e 14h, com os agentes de saúde percorrendo as residências dessas áreas à procura de possíveis focos do transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

Este será o quarto sábado do mutirão, que já foi realizado no Solo Sagrado, São Francisco, Estoril, Santo Antonio, Vila Elvira e Eldorado. Nos três dias da ação foram visitados 9.251 imóveis. Além da vistoria, os moradores das residências também são orientados quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito e, caso sejam constatados focos do Aedes, é realizada a retirada do recipiente ou a limpeza.

Na ação, todos os agentes de saúde estão uniformizados com calça azul-marinho e camisa azul clara, com logotipo da prefeitura, e crachá de identificação.