Rio Preto terá universidade federal, anuncia Ministério da Educação
O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta segunda-feira, 10, que Rio Preto terá uma universidade federal. A obra faz parte do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
Segundo o anúncio, o MEC vai destinar R$ 5,5 bilhões para a consolidação e expansão das universidades e dos hospitais universitários federais, sendo R$ 600 milhões para a construção de 10 novos campi nas cinco regiões do País.
Rio Preto é a única cidade do Estado de São Paulo que receberá uma nova universidade. As outras unidades serão criadas nos municípios de São Gabriel da Cachoeira (AM); Rurópolis (PA); Cidade Ocidental (GO); Baturité (CE); Estância (SE); Jequié (BA); Sertânia (PE); Ipatinga (MG); e Caxias do Sul (RS).
"As localidades foram escolhidas com o objetivo de ampliar a oferta de vagas da educação superior em regiões com baixa cobertura de matrículas públicas nessa etapa de ensino", informou o MEC.
A pasta ainda não divulgou onde o campus de Rio Preto será construído, nem quando as obras serão iniciadas.
O pacote de investimentos também prevê melhorias na infraestrutura de todas as 69 universidades federais e recursos para 31 hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), sendo oito novos.