Samu de Rio Preto ganha o reforço de dez bombeiros

Samu de Rio Preto ganha o reforço de dez bombeiros
Bombeiros irão atuar no Samu tanto no trabalho interno quanto nos atendimentos de emergência (Ivan Feitosa/Prefeitura de Rio Preto)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Rio Preto agora conta com um reforço importante: dez bombeiros vão atuar diariamente junto às equipes. Eles começaram a ajudar os socorristas nesta semana, tanto no trabalho interno quanto nos atendimentos de emergência. Para se ter uma ideia, o Samu de Rio Preto registra uma média de 176 chamadas por dia.

A contratação desses bombeiros é possível graças a um programa por meio do qual Prefeitura de Rio Preto paga um valor extra para que esses militares atuem no Samu durante suas folgas. É a chamada Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem).

Convênio

Para viabilizar o Dejem para os bombeiros, a Prefeitura precisou firmar um convênio com o governo do Estado de São Paulo. Depois de tudo acertado, a adesão dos bombeiros é voluntária, divulgada internamente na corporação. Contudo, há um limite de horas trabalhadas para garantir que eles tenham o descanso necessário e não comprometam suas funções no Corpo de Bombeiros.

Segundo o capitão Rodrigo Tadeu Silvestre, coordenador do Samu de Rio Preto e médico emergencista, serão cinco bombeiros a cada turno de 12 horas, totalizando dez militares trabalhando por dia no atendimento emergencial. “A chegada deles é muito importante para ajudar no atendimento, porque trazem a experiência e o treinamento como bombeiros, que vai colaborar desde o recebimento das chamadas, vão integrar as equipes que vão até as ocorrências e vão dirigir as viaturas”, explicou o coordenador.

Geolocalização

Uma novidade que está para entrar em funcionamento é um novo sistema de geolocalização dos veículos de atendimento emergencial. A visualização será feita por meio de uma tela instalada na central telefônica 192. Com essas informações, será possível identificar qual viatura está mais próxima para atender cada chamada, agilizando ainda mais o socorro.