Casal de noéis tenta levar 'espírito natalino' à BR-153 em Rio Preto

Casal de noéis tenta levar 'espírito natalino' à BR-153 em Rio Preto
Antonio e Luzia em ponte que passa pela BR-153, em Rio Preto (Guilherme Baffi 2/12/2024)

Há 22 dias do Natal, Antonio Gomes, 86 anos, e Luzia Aparecido Pires Gomes, 71 anos, tentam levar o espírito natalino aos motoristas que passam pela BR-153. Fantasiados de Papai e Mamãe Noel, eles ficam em cima de pontes que passam pela rodovia e fazem alegria dos condutores, principalmente das crianças de Rio Preto.

Longe de serem artistas, o casal de aposentados são ex-moradores de São Paulo, onde já faziam essa ação nas semanas que antecedem o Natal. “A gente fazia isso desde 2001, quando morávamos em São Paulo. Depois, resolvemos nos mudar para Bady Bassitt, aqui perto de Rio Preto, para onde a gente sempre vem passear, fazer compras ou ir às consultas médicas”, diz a mamãe noel.

O casal diz que fica em média três horas em pé nas pontes em saudação natalina para os motoristas que transitam pelo trecho urbano da BR-153. “Para a gente, a cada buzinada que um motorista dá em seus veículos, é a certeza de que a sementinha do espírito de Natal começou a germinar no coração dessa pessoa”, diz Antonio.

Além da ação nas pontes da BR-153, o casal também faz apresentações voluntárias em instituições filantrópicas de Rio Preto. “O que estamos fazendo é a nossa parte para tentar um mundo melhor, pelo menos nesta época do ano. Amamos o Natal e gostaríamos que as pessoas sentissem o mesmo”, diz Luzia.

Nestas apresentações, nas avenidas e entidades, o casal também entrega balas para crianças, como uma forma de plantar nelas o espírito de alegria desta época do ano. Além de mostrar uma faixa com a frase "Feliz Natal e próspero Ano Novo para você e sua família".

Porta-voz da base da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o inspetor Flávio Caratucci acha positiva a iniciativa do casal, mas faz um alerta.

“Para os motoristas, fica a orientação para não desviarem a atenção e arriscarem se envolver em colisões traseiras. O motorista deve manter total atenção na direção o tempo todo, evitando se distrair por elementos que não estejam diretamente ligados ao trânsito.”