Polícia Civil faz operação em ferros-velhos contra furtos de fios em Rio Preto

Polícia Civil faz operação em ferros-velhos contra furtos de fios em Rio Preto
Policiais civis fazem operação em ferros-velhos para combater a receptação de fios furtados (Divulgação/Polícia Civil)

A Divisão Especializada em Investigações Criminais (Deic) de Rio Preto realiza nesta quinta-feira, 4, uma operação de combate à receptação de fios furtados em empresas de compra de material de reciclagem, os ferros-velhos. A ação está sendo feita em parceria com fiscais da Prefeitura que podem cassar alvará dos estabelecimentos flagrados com produto furtado.

Logo após furtar os fios, os ladrões queimam os cabos, para derreter a capa protetora de plástico. Desta maneira, eles eliminam a numeração que pode ajudar a identificar a procedência. Em seguida, eles vendem para as empresas de reciclagem.

Durante a operação desta quinta-feira, os policiais civis flagraram fios elétricos com indícios de terem sido furtados. Estavam sem cobertura plástica protetora, com sinais de terem sido queimados e não foram apresentadas notas de aquisição do produto.

O delegado Ricardo Rodrigues, da Deic, coordenador da operação, afirma que a ação é necessária, porque é a receptação que ajuda a fomentar o furto de fios.

"Se não tivesse quem comprasse os fios, não teríamos esses furtos em casas, empresas, prédios públicos e até praças. A receptação tem que ser combatida", diz o delegado.

Os fios apreendidos vão passar por perícia criminal para atestar a possível origem. Os empresários pegos com fiação elétrica furtada poderão ser depois denunciados pelo Ministério Público e condenados pela Justiça.

Na Prefeitura, caso seja confirmado o crime de receptação, o alvará da empresa será definitivamente cassado.