Sebrae realiza a 16ª edição da Semana do MEI em Rio Preto

Com o objetivo de orientar e fortalecer os Microempreendedores Individuais (MEIs), o Sebrae-SP realiza, de 26 a 30 de maio, a 16ª edição da Semana do MEI 2025. A ação ocorre simultaneamente em todo o País. Em Rio Preto, o evento terá uma programação focada em regularização fiscal, atendimentos personalizados e oficinas práticas
A analista de negócios do Sebrae-SP Nayara Urgal destaca a importância da iniciativa para fortalecer o empreendedorismo local. “Com 55.152 Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos na cidade, o evento busca oferecer suporte essencial a esse público crescente. Temos 100 empreendedores em projetos, seis na loja colaborativa e, ano passado, no mutirão, atendemos mais ou menos 300 empresas para regularização”.
Mutirão
Nos dias 26, 27 e 28 de maio, o destaque é o Mutirão da Regularização do MEI. Serão oferecidos atendimentos gratuitos com foco na entrega da Declaração Anual de Faturamento (DASN-SIMEI), parcelamento de débitos, solicitação de alvará e alterações cadastrais. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Rio Preto, Sebrae-SP, Acirp, Assescrip e Secretaria da Fazenda.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mario Welber, a campanha é fundamental para que os MEIs cumpram sua obrigação anual e evitem penalidades.
“A declaração dever ser enviada mesmo que a empresa não tenha tido faturamento durante o ano. Entregar a declaração de faturamento em atraso gera multa por atraso na entrega e, caso não seja entregue, o CNPJ poderá ser declarado inapto por omissão de declarações, e isso poderá restringir o uso do CNPJ”, explica.
O mutirão será realizado na Sala do Empreendedor – Região Norte, localizado na avenida Sebastião Gonçalves de Souza, 265, Eldorado, das 9h às 16h. A expectativa, segundo o secretário, é de atender cerca de 300 empreendedores durante os três dias.
“Espera-se fluxo diário aproximado de 100 empreendedores por dia, considerando que no primeiro quadrimestre deste ano as duas unidades da Sala do Empreendedor (Centro e Região Norte) já prestaram 3,6 mil serviços aos MEIs, dos quais 1,9 mil foram referentes à Declaração de Faturamento, o que representa 53% dos atendimentos”.
Apoio
O presidente da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de São José do Rio Preto (Assescrip), Manuel Carlos Mazza Torres, afirma que a entidade mantém seu compromisso com o apoio aos empresários locais.
“Entendemos que um ambiente de negócios sadio reverbera em bons negócios para todas as empresas e, assim, indiretamente, ao ajudarmos as empresas em formação, como os MEI, ajudamos também nossos clientes e a sociedade”, diz.
“Esperamos o maior número possível de microempreendedores individuais para que retornem ao mercado de forma regular e possam participar de negócios com tranquilidade e segurança”, completa Manuel.
Gratuito
Jean Daher, presidente da Associação Comercial de São José do Rio Preto (Acirp), também reforça a relevância da ação conjunta.
“É uma oportunidade de acesso gratuito a informações e serviços que contribuem diretamente para a sustentabilidade e crescimento dos pequenos negócios. A Acirp atua como facilitadora nesse processo, conectando os empreendedores ao conhecimento e aos recursos de que precisam”.
Daher está otimista quanto à adesão dos empreendedores. “Mais do que números, nosso foco está na transformação que essa ação pode gerar: que os microempreendedores saiam mais preparados, seguros e amparados para conduzir seus negócios”.
Loja Colaborativa
A programação também inclui a Loja Colaborativa MEI, espaço que funciona como uma vitrine para que pequenos empreendedores possam expor seus produtos sem precisar de ponto físico, com apoio em estrutura, divulgação e orientação estratégica.
A artesã Thamires Alves Pereira é uma das participantes. Ela, que estará na loja expondo suas artes em biscuit, conta que além de construir uma imagem forte e consistente, o espaço colaborativo contribui para construção da marca, melhorando a percepção de valor e qualidade.
Thamires já participou de edições anteriores da Semana do MEI e esclareceu dúvidas sobre emissão de notas fiscais. “É uma experiência inesquecível. Momento perfeito para novos conhecimentos, parcerias e divulgações”.
A loja colaborativa funcionará em no dia 26 de maio, das 8h30 às 12h, na rua Dr. Presciliano Pinto, 3184, Jardim Alto Rio Preto, em Rio Preto. Já no dia 27, será a vez de Votuporanga, das 9h às 13h, na avenida Wilson de Souza Foz, 5137, bairro San Remo.
Oficina prática
Dentro da Semana do MEI, o Sebrae oferece ainda a oficina prática “Digitalize Seu Negócio MEl”. Serão quatro encontros presenciais e gratuitos entre os dias 26 e 29 de maio, com emissão de certificado.
Os temas incluem promoção de vendas, produção de fotos e vídeos, uso do Instagram para negócios e ferramentas como Google Perfil e WhatsApp Business. As oficinas serão realizadas no Sebrae Rio Preto, nos períodos da manhã (8h30 às 12h30) e noite (18h30 às 22h30). As inscrições podem ser feitas pelo link: bit.ly/digitalizameisebrae. (Colaborou Ana Beatriz Aguiar)