Terminal Urbano de Rio Preto 'perde' balizadores de segurança

Terminal Urbano de Rio Preto 'perde' balizadores de segurança
Sem os balizadores, passageiros atravessam fora da lombofaixa (Guilherme Baffi 2/4/2025)

A falta de manutenção dos balizadores instalados no Terminal Urbano de Rio Preto para garantir a travessia segura de pedestres pelas lombofaixas tem feito com quem muitos passageiros apressados queiram encurtar o caminho, passando entre os ônibus, gerando risco de atropelamentos.

A reportagem do Diário recebeu fotos encaminhadas por usuários do transporte coletivo que mostram diversos balizadores caídos ou danificados e falta de correntes que separam as pistas de rolamento.

“Ando de ônibus todo dia e sempre vejo passageiros atravessando fora da lombofaixa. É perigoso, porque tem ônibus passando toda hora pra cá e pra lá. Precisa de mais sinalização para não acontecer acidentes”, disse o repositor Samuel Dias de Melo Silva dos Santos, de 20 anos.

O medo é compartilhado por motoristas de transporte coletivo. Na condição de anonimato, eles revelaram à reportagem que o cuidado tem que ser redobrado dentro do Terminal Urbano, em razão do grande número de pessoas que se expõem ao perigo atravessando a pista em qualquer ponto, inclusive distraídas ao celular.

O sistema de segurança foi instalado justamente após a morte do estudante Jean Pedro Toledo Silva, de 16 anos, em junho de 2023. Segundo testemunhas, com medo de perder o ônibus, ele tentou atravessar a rua correndo e foi atropelado por outro ônibus.

Reportagem publicada pelo Diário em janeiro de 2024 já apontava para a falta de manutenção dos balizadores, que são danificados ou até mesmo derrubados em razão de manobras de coletivos para estacionar ou sair da plataforma.

Em nota, a Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb) informou que já providenciou a compra de novos balizadores e que a substituição será feita assim que estiverem disponíveis.