Circuito Sesc de Artes percorre seis cidades da região de Rio Preto a partir de sábado

Circuito Sesc de Artes percorre seis cidades da região de Rio Preto a partir de sábado
Em "Brincadeira", a Cia K brinca de reinventar o Circo e embala a plateia da região em uma viagem ao mundo da imaginação; o espetáculo será apresentado em Nipoã, Votuporanga, Fernandópolis e Jales (Katia Tortorella/Divulgação)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, o Circuito Sesc de Artes 2024 leva uma extensa programação recheada de música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias para seis cidades da região. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos.

A escolha das atrações partiu de premissas como a diversidade, pluralidade e a representatividade. A cultura popular também está muito presente. Outro aspecto importante é a valorização da produção local. Em 2024, cerca de metade das atrações são oriundas do interior e litoral do Estado.

CIDADES

No mês de abril, as cidades que recebem o Circuito Sesc na região são Nipoã (dia 20), Votuporanga (dia 21), Mirassol (dia 27) e Tanabi (dia 28). Já em maio, é a vez de Fernandópolis e Jales (dias 25 e 26). As apresentações acontecem sempre das 16h às 20h.

O Circuito é realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio de bens, serviços e turismo locais.

Para Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor regional do Sesc São Paulo, “O Circuito Sesc de Artes é uma iniciativa que proporciona novas trajetórias e roteiros, conectando residentes e visitantes e promovendo a sensação de pertencimento nas praças e espaços públicos". Galina reflete que "essa experiência é essencial para fortalecer laços comunitários, visando democratizar o acesso cultural para mais pessoas”.

CURSO

Nesta edição, o Circuito também promove uma atividade para além dos espaços públicos. É o curso on-line “Mapeamentos culturais: teorias, ferramentas e aplicações”, com a doutoranda em Ciências Humanas e Sociais pela UFABC e mestra em Estudos Culturais pela EACH-USP, Ana Paula do Val.

Serão quatro encontros semanais às terças-feiras, entre maio e junho, para compartilhar metodologias e ferramentas para compreensão e intervenção em contextos socioculturais, a partir de reflexões e exercícios práticos. As inscrições, que são gratuitas, devem ser feitas por meio do site do Sesc.

Relacionamento

No dia em que o Circuito acontece, em cada cidade também haverá um ponto de atendimento aos trabalhadores das empresas do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares para a emissão imediata e gratuita da Credencial Plena, seja pela primeira vez ou pedido de renovação. A relação completa de documentos necessários está disponível em sescsp.org.br/credencialplena.

PROGRAMAÇÕES

Cidades

Nipoã: Praça da Matriz;

Data: 20 de abril, sábado, das 16h às 20h

Votuporanga: Parque da Cultura;

Data: 21 de abril, domingo, das 16h às 20h

Fernandópolis: Praça da Matriz Joaquim Antônio Pereira;

Data: 25 de maio, sábado, das 16h às 20h

Jales: Praça Euphly Jales;

Data: 26 de maio, domingo, das 16h às 20h

Atrações

Música

  • DJ Rupin (SP)

Dança

  • O diário de duas bicicletas, com Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira

Circo

  • Brincadeira, com Cia. K

Cinema

  • Cinema em realidade virtual: “A linha”, de Ricardo Laganaro, Brasil, 2019, 18 min

Literatura

  • Entre folhas, ramos e histórias, com Cia. Koi

Artes visuais e Tecnologias

  • Robozinhos de madeira, com Manufaturarte (SP)

Cidades

Mirassol: Praça Doutor Anísio José Moreira;

Data: 27 de abril, sábado¸ das 16h às 20h

Tanabi: Praça João de Melo Macedo;

Data: 28 de abril, domingo, das 16h às 20h

Atrações

Música

  • Orquestra Frevo Capibaribe
  • DJ Vivian Marques

Teatro

  • O país que perdeu as cores, com Companhia Barco

Cinema

  • Imagens em movimento: oficina com brinquedos ópticos, de Cine 16

Literatura

  • Plantando poesia, com Lugar de Ser Qualquer

Artes visuais e Tecnologias

  • Gráfica aberta: impressos caseiros, com Eliete Della Violla