Creches municipais abrem sem merenda em Rio Preto

Creches municipais abrem sem merenda em Rio Preto
No primeiro dia de funcionamento das creches municipais de plantão nas férias em Rio Preto houve falha na entrega de merenda às crianças atendidas (Divulgação/Fabricio Spatti)

No primeiro dia de funcionamento das creches municipais de plantão nas férias em Rio Preto houve falha na entrega de merenda às crianças atendidas. A situação foi denunciada pela Atem, que é o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Municipal. Diretores e coordenadores precisaram organizar uma vaquinha para comprar alimentos. A Secretaria Municipal de Educação informou que a situação será regularizada ainda nesta segunda-feira, 23.

Por determinação da Vara da Infância e da Juventude, a Prefeitura está obrigada a manter as creches municipais abertas para atender mães trabalhadoras, conforme solicitação do Ministério Público. Em caso de descumprimento, a Prefeitura estará sujeita a uma multa de R$ 100 mil por dia.

As creches receberam as crianças conforme a ordem judicial. No entanto, os funcionários constataram que não havia estoque de alimentos para preparar as merendas.

"Ficamos sabendo que os estoques estavam vazios por determinação da Secretaria Municipal de Educação, como parte da rotina de encerramento do ano. O problema foi que ninguém se atentou ao fato de haver uma liminar obrigando a manutenção das creches durante as férias. Portanto, os alimentos não deveriam ter sido retirados dos estoques. Para evitar que as crianças passassem fome, os funcionários das escolas organizaram uma vaquinha e compraram produtos nos supermercados, até que a situação seja normalizada", explicou Fabiano de Jesus, presidente da Atem.

Outro lado

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que está cumprindo a decisão judicial e que todas as creches municipais estão abertas para atender crianças de 0 a 3 anos previamente cadastradas para o atendimento durante as férias. A pasta ressaltou que todos os esforços necessários estão sendo feitos para ajustar a logística em caráter emergencial.