Dia dos Namorados deve movimentar R$ 18 milhões no comércio de Rio Preto

Dia dos Namorados deve movimentar R$ 18 milhões no comércio de Rio Preto
Lívia Rissi, gerente do Clube Melissa adulto no Riopreto Shopping (Divulgação)

A expectativa para o Dia dos Namorados em 2025 é de aquecimento significativo no comércio de São José do Rio Preto. Segundo levantamento realizado pelo Centro de Estudos Econômicos da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp), a data promete movimentar cerca de R$ 18 milhões na economia local em 2025, um salto expressivo em relação aos R$ 15 milhões estimados no ano passado.

O setor de bares e restaurantes lidera o ranking, com previsão de movimentação de R$ 7,8 milhões, impulsionado pelas reservas antecipadas, menus temáticos e experiências gastronômicas que atraem casais.

Na sequência, o segmento de vestuário deve atingir R$ 7,2 milhões em vendas. Já as joalherias, conhecidas por ofertarem produtos de elevado valor simbólico, devem faturar cerca de R$ 2,4 milhões. Outros segmentos como chocolaterias, floriculturas e hotéis também registram boas projeções, previstas em R$ 335 mil, R$ 187 mil e R$ 138 mil, respectivamente.

PERFIS

O diretor de Comércio da Acirp, Walter Carrazzone Junior, explica que os valores investidos na celebração variam bastante, refletindo os diferentes perfis de consumo.

“Cada casal tem seu jeito de celebrar e demonstrar afeto — há quem escolha um jantar especial, outros preferem roupas, perfumes ou até mesmo uma viagem. Por isso, é importante que o comércio esteja atento a essa pluralidade e ofereça produtos e experiências que se conectem com diferentes realidades e estilos de vida”, comenta Walter.

Já o economista responsável pelo Centro de Estudos Econômicos da Acirp, Adnan Jebailey, destaca que a data está entre as mais relevantes para o comércio varejista local, com forte impacto econômico.

“Há aumento na contratação de serviços, logística, atendimento e, em muitos casos, até reforço no quadro de funcionários temporários. Quando as pessoas escolhem comprar e consumir na cidade, isso reverbera na geração de empregos e na circulação de renda no comércio local”, diz.

Vestuário

No setor de moda, a proprietária da Lady Giu, Giuliana Pereira, comenta que o Dia dos Namorados sempre traz uma movimentação especial para a loja. “De um lado, muitas mulheres estão vindo em busca daquele look perfeito para o date — seja para um jantar, uma viagem ou um momento especial. De outro, os namorados também estão passando por aqui, procurando presentes que surpreendam”, afirma.

Calçados

Lívia Arcanjo Rissi, gerente do Clube Melissa adulto do Riopreto Shopping, afirma que a preparação antecipada é fundamental para aproveitar o potencial da data e demonstra otimismo com as vendas.

“O pessoal costuma se adiantar com boa parte dos presentes, mas, como sempre, a maior demanda vai acontecer de 2 a 3 dias antes do Dia dos Namorados. Por isso, reforçamos nossa equipe para garantir que atendamos a todos”, conta.

Flores

Na Pólen Flor, a expectativa é de crescimento nas vendas. A gestora da floricultura, Clícia Fernandes, estima aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2024. Nesta data, segundo ela, a demanda pode ser até dez vezes maior que a de um dia comum, mas que há sobrecarga, especialmente na véspera.

“Os clientes que se antecipam, contam com um atendimento diferenciado e mais variedades disponíveis para escolher o presente perfeito”, ressalta Clícia.

Shoppings

O gerente-geral do Iguatemi Rio Preto, Jorge Fernandes, destaca a combinação entre conveniência e experiências diferenciadas como estratégia para atrair clientes.

“O shopping conta com ambientes aconchegantes e restaurantes renomados para tornar a comemoração do Dia dos Namorados mais especial, como Coco Bambu, Maremonti, Cabaña Argentina e Outback", afirma Jorge.

No Riopreto Shopping, “a expectativa é registrar um aumento de até 25% no fluxo de clientes em relação aos dias normais de compras”, comenta Ana Cristina Jalles Guimarães, diretora-comercial do shopping.

Entre as ações, está a campanha do “Mensageiro do Amor” – que distribuirá pelo centro de compras, um voucher para retirar um boné personalizado na hora pelo artista Wilde, entre os dias 4 e 12 de junho das 14h às 19h.

No Plaza Avenida Shopping, a gerente de marketing Simone Ponce projeta um crescimento de 12% nas vendas em comparação ao ano passado. A campanha da data oferece aos clientes a chance de participar de sorteios: a cada R$ 300 em compras nas lojas participantes, é possível trocar por cupons para concorrer a dez cartões de crédito Movibank, com saldo de R$ 2 mil cada. A ação segue até o dia 12 de junho e o sorteio será realizado no dia 16, às 17 horas.

“Além do incentivo com esta campanha promocional, onde serão premiados dez clientes, em todas as nossas ações durante o ano nosso foco é buscar a fidelização, criando uma conexão com base na experiência, o que também deve gerar um crescimento contínuo”, afirma Simone.

Já o Shopping Cidade Norte estima crescimento de 15% em comparação com o ano passado. A programação inclui o tradicional “Jantar dos Namorados” no dia 12 de junho, a partir das 19h, com decoração temática e música ao vivo.

“Por isso, os lojistas do Shopping Cidade Norte estão com várias opções para quem quer presentear com estilo e criatividade. São kits personalizados, promoções e, claro, peças com as novas tendências para os apaixonados ficarem em dia com a moda”, informa Elaine Morília, gerente de Marketing do shopping. (Colaborou Ana Beatriz Aguiar)