Em meio às festas de final de ano, os times da região se preparam para a Copinha
Com a temporada de 2025 já se aproximando, os times da região se preparam para disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, ou simplesmente a Copinha, competição que reúne atletas de base de todo o País no Estado de São Paulo em um dos maiores torneios nacionais na categoria sub-20. Como o início se dá nos primeiros dias do ano, mesmo no ritmo das festas de dezembro, os clubes da região seguem se preparando para as estreias a partir de 2 de janeiro.
O Mirassol libera os jogadores para a comemoração do Natal e a reapresentação do elenco será na quinta-feira, 26. O Leão estreia no Grupo 4 na quinta-feira, 2, contra o Rio Branco, do Espírito Santo, no estádio Manoel Francisco Ferreira, em Bálsamo.
A título de curiosidade, o time capixaba é uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol) que tem o humorista Renato Albani como um de seus investidores.
No caso do Novorizontino, os jogadores da base têm folga nos dias 24 e 25, voltando a treinar no período da tarde na quinta-feira, 26. Os treinos seguem até o dia 31, já que o primeiro dia do ano será reservado para nova folga dos jogadores. Na quinta, 2, ocorre um treino à tarde antes da viagem para a estreia no Grupo 18, que será no sábado, 4, contra o ABC, do Rio Grande do Norte, no estádio Domênico Paolo Mettidieri, em Votorantim.
O Tanabi está em recesso natalino, mas também segue em preparação para a Copinha. Os atletas foram liberados após o almoço desta segunda-feira, 23, com reapresentação no dia 26, quando seguem os preparativos para a estreia no Grupo 3, que será na sexta-feira, 3, jogando em casa, no estádio Alberto Victolo, em Tanabi, contra o Operário, do Paraná.
No caso do Índio da Noroeste, segundo a assessoria, seis jogadores permanecem no alojamento durante as comemorações. Tradicionalmente, outros jogadores que moram próximos ao clube recebem os companheiros em suas casas, mas a equipe do Tanabi também prepara uma ceia especial, respeitando a tabela nutricional, aos atletas que permanecerem. O mesmo acontece no Ano Novo, quando o elenco já estará concentrado para estrear na Copinha.
Outras duas cidades da região que recebem jogos do torneio são Votuporanga, no Grupo 1, em que está o Votuporanguense, e Santa Fé do Sul, no Grupo 2, com o Santa Fé. A última das cidades será, ao lado de Brodowski, estreante como sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A estreia do CAV será contra o Floresta, do Ceará, na Arena Plínio Marin. Já o Santa Fé faz seu primeiro jogo contra o Iape, do Maranhão, no estádio Evandro de Paula.
As equipes passarão por três jogos na fase de grupos da competição, que acontecem até o dia 11 de janeiro. Depois, serão cinco jogos eliminatórios até chegar à final, todos em partida única. A decisão será no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, e voltará a ter como palco o Pacaembu após edições que terminaram em outros locais por conta das reformas no tradicional estádio.
(Colaborou Arthur Riva)