Exposição em Rio Preto reúne contrastes artísticos

A arte de Edson Raposeiro e Mauricio Oliveira segue caminhos diferentes, mas que se complementam na exposição “Dois Olhares”, em cartaz no espaço Plaza Cultural até o dia 30 de agosto. A mostra, que tem entrada gratuita, conta com 20 obras.
Enquanto Raposeiro é conhecido por retratar paisagens, construções e elementos naturais com precisão técnica e poesia visual em estilo acadêmico, Oliveira, artista autodidata, apresenta obras de pintura expressionista abstrata, marcadas por cores vibrantes, subjetividade e forte apelo emocional. A curadoria é assinada por Kedson Barbero e Regiane Spolon, da DOM Gestão e Arte.
“Apesar de estilos distintos — um de base acadêmica, outro voltado ao abstrato — o processo curatorial exigiu uma análise atenta de ambas as técnicas e da relação sensível que as conecta. Enquanto Edson Raposeiro decifra paisagens com lirismo, Mauricio Oliveira mergulha na composição das cores, abstraindo o belo em formas emocionais”, conta Barbero.
“Diferentes na abordagem, mas semelhantes na sensibilidade, os dois artistas revelam, cada um à sua maneira, a potência expressiva da arte. O público verá uma distinção entre as obras dos artistas, mas, ao mesmo tempo, uma coesão no fator sensibilidade”, ressalta o curador.
“O Plaza acredita na arte como um instrumento de transformação, conexão e pertencimento. Essa mostra reforça nosso compromisso de ser um espaço vivo e aberto para a cultura local”, destaca Simone Ponce, gerente de Marketing do Plaza.
Além da visitação, o público poderá participar de atividades formativas gratuitas, com demonstrações de pintura ao vivo, realizadas pelos próprios artistas. As ações acontecem todos os sábados, a partir das 15h, no espaço da galeria, proporcionando aos visitantes a chance de acompanhar de perto o processo criativo e as técnicas utilizadas pelos expositores.